Meteorologia

  • 23 JUNHO 2024
Tempo
28º
MIN 17º MÁX 30º

Microplásticos detetados em testículos. Cientistas nem queriam acreditar

Ao todo, foram detetados 12 tipos de microplásticos nos testículos de humanos e cães.

Microplásticos detetados em testículos. Cientistas nem queriam acreditar
Notícias ao Minuto

16:59 - 20/05/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Microplásticos

Um estudo divulgado recentemente na revista Toxicological Sciences revelou que um grupo de cientistas norte-americanos detetou, pela primeira vez, micropartículas de plástico em testículos de humanos e cães, o que pode comprometer os espermatozoides. 

Os investigadores da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos, analisaram tecidos de testículos de 47 cães e 23 humanos. O resultado foi unânime: os microplásticos foram encontrados em todas as amostras - quase três vezes mais nos homens. Em média, foram detetados 329,44 microgramas de plástico por grama de tecido testicular humano. Ao todo, foram detetados 12 tipos de microplásticos nos órgãos.

Leia Também: Nutricionistas revelam os sete melhores alimentos com efeito 'anti-aging'

Uma vez que as amostras eram de cadáveres, a contagem de espermatozoides para humanos não foi realizada. No entanto, os cientistas fizeram um exame complementar de diagnóstico que permite avaliar a qualidade do esperma e inclui parâmetros como a contagem dos espermatozoides em cães. Foi assim que concluíram que, quanto maiores os níveis acumulados, menor é a quantidade de células reprodutivas nos animais.

"Ao início, duvidei que os microplásticos pudessem penetrar no sistema reprodutivo. Quando recebi pela primeira vez os resultados para cães fiquei surpreendido. E mais ainda quando chegaram os resultados para humanos",  disse o médico Xiaozhong Yu, líder do estudo, em entrevista ao portal da universidade. 

Xiaozhong Yu referiu também que "o plástico encontrado faz diferença". E, continuou: "O PVC, utilizado em muitos utensílios domésticos, pode libertar produtos químicos que interferem na espermatogénese e desregulam a função hormonal dos testículos".

Leia Também: 'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos secundários do antidiabético

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório