Fazer um chá perfeito tem muito que se lhe diga. Não acredita? Angela Pryce, compradora sénior de chá na Whittard, loja multimarca de chás, citada no Metro, explicou exatamente o que deve fazer e deixa um aviso sobre um erro que muitos cometem.
"Nunca esprema as saquetas de chá", alerta. "Isto pode tornar o chá amargo devido à libertação de ácidos tânicos", acrescenta. Idealmente deve retirá-la cuidadosamente após três a cinco minutos de infusão.
Leia Também: Relaxe (e aconchegue-se) com uma chávena deste chá de maçã e canela
Recomenda ainda que não ferva a mesma água duas vezes. "Cada vez que a chaleira ferve, os níveis de oxigénio na água diminuem. O chá gosta de água acabada de ferver e oxigenada, e a água antiga afeta negativamente a sua infusão." Mas, claro, a especialista em chá tem mais dicas.
Dicas para fazer sempre uma chávena de chá perfeita:
- Primeiro recomenda que use sempre um bule de porcelana;
- Deve utilizar cerca de duas gramas (g) de chá por cada 100 mililitros (ml) de água. Isto traduz-se em cerca de duas saquetas para um bule pequeno e quatro para um grande;
- Deite sempre água acabada de ferver no bule. Deixe sempre quatro a seis milímetros intervalo com a tampa;
- Coloque a tampa no bule e deixe o chá em infusão durante seis minutos;
- Gosta de leite no chá? Deve ser a primeira coisa a entrar na chávena, sim, mesmo antes do chá;
- Garanta que a temperatura da água não ultrapasse os 85ºC para não escaldar o leite, caso use. É, no entanto, importante que fique sempre acima dos 60ºC para "otimizar o sabor e a sensação".
Leia Também: Beber esta infusão pode ajudar (e muito) na digestão