Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

Sinais de que poderá sofrer de doença que demora anos a diagnosticar

Os sintomas são inespecíficos, pelo que o diagnóstico é muitas vezes tardio.

Sinais de que poderá sofrer de doença que demora anos a diagnosticar
Notícias ao Minuto

17:02 - 17/04/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Hipotiroidismo

Se se sente constantemente gelado e está a ganhar peso, desconfie. Podem ser sinais de hipotireoidismo, a doença funcional tiroideia mais comum e que se caracteriza por  uma deficiente produção hormonal. 

A tiroide é uma pequena glândula endócrina com cerca de cinco centímetros de diâmetro, localizada na face anterior do pescoço, por baixo da maçã de Adão que, apesar de discreta, tem uma função essencial para o corpo humano: regula a produção de energia, de calor, de batimentos cardíacos e até o bom funcionamento do intestino. Por outro lado, as complicações no seu funcionamento podem estar na origem de muitos sintomas inexplicáveis, mas com graves consequências para a saúde.

Leia Também: Dois superalimentos que são 'armas' contra a demência e o cancro

"Os sintomas tendem a desenvolver-se lentamente e podem passar vários anos sem se aperceber que tem um problema", afirma o Serviço Nacional de Saúde britânico, citado pelo Daily Express. Acrescenta ainda que "muitos sintomas de hipotireoidismo são iguais aos de outras condições, por isso podem ser facilmente confundidos".

Um estudo feito pela Universidade de Aberdeen, no Reino Unido, que envolveu 1200 pessoas e foi divulgado em 2023, revelou que os problemas na tiroide demoram cerca de quatro anos e meio até serem diagnosticados.           

Por cá, a rede de saúde CUF corrobora, afirmando que "a manifestação clínica é gradual e inespecífica, pelo que o diagnóstico é muitas vezes tardio". Os sintomas "são variados e incluem cansaço, pele seca, queda e cabelo quebradiço, ligeiro aumento de peso, fácies opada, intolerância ao frio, irritabilidade, esquecimento, depressão, irregularidades menstruais e mesmo infertilidade".

Leia Também: Dentista revela os erros que todos cometemos ao lavar os dentes

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório