Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 21º

Quatro cuidados a ter durante o momento do beijo

Para assinalar o Dia do Beijo, que se celebra este sábado, 13 de abril, a médica ortodontista Ana Senra revela três comportamentos a adotar.

Quatro cuidados a ter durante o momento do beijo
Notícias ao Minuto

17:00 - 13/04/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dia do Beijo

Celebra-se este sábado, 13 de abril, o Dia do Beijo. E, de facto, o beijo pode mesmo ajudar a promover o bem-estar e a felicidade ao estimular o sistema imunitário e reduzir o stress. Ainda assim, é importante ter alguns cuidados e precauções.

"Sabemos que o beijo tem verdadeiros benefícios para a nossa saúde e que pode ser um grande momento de prazer. Contudo, em alguns casos, este pode também gerar algumas complicações, que podem mesmo chegar a comprometer a saúde oral e geral. Para que este seja efetivamente um momento romântico e feliz, e para que o seu dia seja celebrado da melhor maneira, é importante assegurarmos alguns cuidados que mantêm o momento do beijo seguro e saudável para todos", começa por explicar a médica ortodontista Ana Senra, da Malo Clinic Lisboa, citada em comunicado.

Leia Também: Revelada a sensação prazerosa que pode fazê-lo parecer (muito) mais novo

Neste sentido, para evitar riscos e complicações desnecessárias, eis quatro cuidados a ter antes e durante o momento do beijo:

1- Evitar beijar caso exista alguma doença transmissível através da saliva ou boca

É importante estar ciente de que existem algumas doenças que podem ser transmitidas pelo beijo, através da contaminação da saliva. Por esse motivo, caso uma das pessoas esteja infetada com vírus e doenças como gripes, mononucleose ou herpes, é importante evitar este tipo de contacto. É, assim, fundamental que o doente invista primeiramente no seu tratamento, evitando contagiar o seu parceiro, e tomando as respetivas medidas de precaução.

2- Assegurar a manutenção e cuidado com os aparelhos ortodônticos fixos

A utilização de um aparelho dentário - quer seja fixo ou removível - não tem de ser um inconveniente para o momento do beijo. Ainda assim, como é explicado durante as consultas, existem alguns cuidados a ter com os aparelhos, nomeadamente a utilização de ceras ortodônticas para proteção das arestas metálicas dos aparelhos fixos.

Leia Também: Um vibrador que funciona ao ritmo da música? Sim, existe!

3- Especial cuidado com os piercings orais

Durante o momento do beijo, é também importante ter um certo cuidado com os piercings orais - caso haja algum - para evitar lesões na zona da boca. Caso seja exercida demasiada pressão durante o beijo, estes piercings, geralmente nos lábios ou na língua, podem causar cortes ou abrasões na boca, que podem não só ser dolorosos, mas também aumentar o risco de infeções.

4- Manter a higiene oral, com especial atenção à limpeza da língua

Manter uma boa higiene oral é fundamental para garantir uma boca saudável e um hálito fresco. A língua pode acumular muitas bactérias, que podem contribuir para o mau hálito e até para problemas de saúde oral, como cáries e gengivite. Por esse motivo, é importante garantir todos os cuidados com a higiene oral, como a escovagem dos dentes, da língua e a utilização do fio dentário, para que, durante o beijo, a boca esteja sempre limpa.

Leia Também: "Dificuldade em atingir o orgasmo não afeta apenas as mulheres"

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório