Meteorologia

  • 18 JULHO 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 33º

É isto que um médico faz para emagrecer e aumentar a longevidade

Michael Mosley, o 'guru da dieta', defende que há um exercício que ajuda a perder peso, faz bem ao coração e até ajuda a reduzir o risco de diabetes.

É isto que um médico faz para emagrecer e aumentar a longevidade
Notícias ao Minuto

08:13 - 11/04/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Exercício físico

High Intensity Interval Training (HIIT) - em português, treino intervalado de alta intensidade. Para o  'guru da dieta Michael Mosley, médico e autor de vários livros sobre nutrição e dietas, é um dos exercícios mais eficazes para emagrecer, aumentar a longevidade e melhorar a saúde em geral.

No seu podcast 'Just One Thing', o médico de 66 anos revelou que ele mesmo realiza HIIT para manter um estilo de vida saudável. Este treino é curto, ou seja, ideal para quem está sempre a correr contra o tempo. Em 30 minutos aquece, treina, descansa e está feito. Como explica Michael Mosley, nem é preciso utilizar equipamentos caros. Pode simplesmente usar o próprio peso do seu corpo.

Leia Também: Cardiologista revela queijo aliado da saúde do coração. É fã?

"Não só queima mais calorias em menos tempo, como também pode construir os seus músculos e aumentar a capacidade do seu cérebro", disse o médico, referindo que "pode ainda introduzir intervalos de intensidade mais vigorosos em quase todos os exercícios de corrida e ciclismo. Até mesmo na sua caminhada matinal".

Mosley destaca ainda a importância de adaptar os treinos à condição física. "A longo prazo,  pode trazer grandes benefícios, como aumentar a força muscular, melhorar a saúde do coração e reduzir o risco de diabetes tipo 2."

Acrescenta também o HIIT tem um impacto significativo nas células mitocondriais, que "tendem a tornar-se menos eficazes à medida que envelhecemos". "Num estudo recente, os voluntários foram instruídos a praticar ciclismo de alta intensidade durante  quatro sessões de quatro minutos, três vezes por semana. Após três meses, não só apresentaram mais massa e força muscular, como também aumentaram a atividade mitocondrial em até 70%."

Leia Também: Dois alimentos aparentemente inofensivos que aumentam o risco de demência

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório