Meteorologia

  • 23 JUNHO 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 30º

Mosteiro de São Bernardo recebe feira de doçaria conventual este mês

Marcam presença mais de 40 expositores

Mosteiro de São Bernardo recebe feira de doçaria conventual este mês
Notícias ao Minuto

13:21 - 05/04/24 por Lusa

Lifestyle Eventos gastronómicos

A Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre regressa este mês ao Mosteiro de São Bernardo, contando esta edição com a presença de mais de 40 expositores, divulgou hoje o município.

Promovida pela câmara municipal, a 22.ª edição da feira vai decorrer entre os dias 19 e 21 de abril, com a participação de mais de 40 doceiros oriundos de vários pontos do país.

Leia Também: Duas das ruas mais cool do mundo são portuguesas. E não somos nós a dizer

Em declarações à agência Lusa, a vice-presidente da Câmara de Portalegre, Laura Galão, explicou que o certame vai também contar com dois workshops de doçaria, um com a participação do chefe Cristiano Louro, da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, e outro promovido pela chefe Carla Parreira, do Convento do Espinheiro, em Évora.

Conhecida em tempos como a "cidade dos sete conventos", devido à sua tradição religiosa, Portalegre possui um vasto número de receitas de doces conventuais com origens remotas e que estão guardadas a 'sete chaves' pelas doceiras.

No evento, podem ser saboreados vários doces, como barrigas de freira, pães de rala, toucinhos-do-céu, fidalgos, ovos-moles ou castanhas de ovos.

Os rebuçados de ovos de Portalegre, amêndoas de Portalegre, pastéis de Belém e de Tentúgal, lampreia de amêndoa, fartes e queijinhos do céu são outros dos doces que atraem os visitantes.

No decorrer do certame, segundo Laura Galão, vai estar também patente ao público uma exposição de fotografia de homenagem a título póstumo a Judite Cardoso, considerada "a doceira de excelência" do concelho de Portalegre.

Leia Também: O seu filho faz anos? Pode entrar no SEA LIFE sem pagar

A animação musical vai também marcar presença, com espetáculos de música lírica, fado, cante alentejano, entre outros momentos culturais, através das associações dedicadas à cultura residentes naquela região.

"Este ano temos também uma animação diferente dedicada aos contos tradicionais, a que nós chamamos sabores com histórias. No decorrer da feira vamos ter uma contadora de histórias para dinamizar o evento e para contar histórias aos visitantes", disse.

A inauguração da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre está marcada para o dia 19 deste mês, pelas 18h30. De acordo com o município, a entrada diária na feira terá um custo de um euro.

Leia Também: Faça o aquecimento e prepare-se para um fim de semana animado (e ativo)!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório