Para além dos sintomas mais conhecidos de doenças cardíacas - como batimentos cardíacos irregulares e dores no peito - existem outros capazes de afetar os pés. John Cummins, um médico, citado no Mirror, explica que "os pés inchados, os dedos azuis e papos dolorosos nos dedos dos pés podem ser indicadores de má circulação, algo que está frequentemente associado a doenças cardíacas".
De acordo com o especialista, nos momentos em que "o coração não está a trabalhar eficientemente, o sangue pode acumular-se nas extremidades, causando estes sintomas, como por exemplo a retenção de líquidos nos pés".
Leia Também: Levantar-se várias vezes para urinar pode ser sinal de doença cardíaca
Por exemplo, sintomas como "os dedos dos pés azuis podem sugerir uma falta de oxigénio no sangue", ou seja, "um possível sinal de um coração em dificuldades".
Para evitar estes problemas desagradáveis nos pés, o Serviço Nacional de Saúde Britânico, citado no mesmo jornal, aconselha a fazer uma dieta rica em fibras, assim como a limitar o consumo de alimentos com gorduras saturadas e demasiado sal. Deixar de fumar, praticar exercício físico e reduzir o consumo de álcool também podem fazer toda a diferença.
Leia Também: Atente nestes alimentos ricos em fibra que melhoram a saúde do coração