Meteorologia

  • 26 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 23º

Risco de doença debilitante aumenta para o dobro nestas crianças

É o que sugere um estudo, cujas conclusões serão divulgadas na íntegra durante o 31.º Congresso Europeu sobre Obesidade, de 12 a 15 de maio, em Itália.

Risco de doença debilitante aumenta para o dobro nestas crianças
Notícias ao Minuto

19:37 - 01/04/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Esclerose múltipla

Um estudo realizado por investigadores suecos, cujas conclusões serão apresentadas no 31.º Congresso Europeu sobre Obesidade de 12 a 15 de maio, em Itália, sugere que a obesidade na infância está associada ao dobro do risco de esclerose múltipla no início da fase adulta.  

Os autores do estudo explicam que ter um índice de massa corporal elevado na pré-adolescência aumenta em 2,3 vezes o risco de desenvolver esclerose múltipla. Para chegarem a esta conclusão, os investigadores analisaram dados de 21 mil crianças com uma idade média de 11 anos, no início do tratamento contra a obesidade.

Leia Também: Atentado em Moscovo. Como explicar a violência aos mais novos?

Os cientistas acompanharam os voluntários entre 1995 e 2020, comparando os seus dados de saúde com os da população em geral. Durante esta fase, 0,13% dos jovens desenvolveram esclerose múltipla em comparação com 0,06% da população geral. 

Segundo os especialistas, a obesidade pediátrica está associada a um estado inflamatório persistente de baixo grau no organismo, o que pode ser um gatilho para o desenvolvimento da esclerose múltipla. "Existem vários estudos que mostram que a EM aumentou ao longo de várias décadas e acredita-se que a obesidade seja um dos principais impulsionadores deste aumento", afirmam em comunicado de imprensa.

Os cientistas excluíram os dados de doentes que tinham relações genéticas que pudessem justificar o aparecimento da doença.

Leia Também: Rastreio do cancro do pulmão? "Permitirá salvar cerca de 20% dos doentes"

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório