Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Hoje é o dia deles. Mas como é ser um pai que cria os filhos sozinho?

Os desafios que se colocam a um pai solteiro são mais do que muitos. A multiplicidade de papéis que tem de assumir diariamente pode mesmo levar a um desgaste, como alerta a psicóloga Carolina Freitas Nunes, da Cognilab.

Hoje é o dia deles. Mas como é ser um pai que cria os filhos sozinho?
Notícias ao Minuto

08:45 - 19/03/24 por Ana Rita Rebelo

Lifestyle Entrevista

São homens e assumem integralmente as responsabilidades parentais. Solteiros por separação, divórcio do cônjuge ou viuvez, estes pais "enfrentam uma série de desafios", sobretudo pela "interação complexa de papéis e responsabilidades", afirma a psicóloga Carolina Freitas Nunes, da Cognilab.

"Historicamente, a sociedade idealiza a família tradicional, com ambos os pais presentes no lar. Como resultado, os pais solteiros podem ser vistos de maneira negativa e estereotipados como menos competentes ou inaptos a proporcionar um ambiente estável e saudável aos filhos",  refere também a especialista, em entrevista ao Lifestyle ao Minuto, a propósito do Dia do Pai, que se assinala esta terça-feira, 19 de março. Peremptória, Carolina Freitas Nunes defende: "É importante desafiar esses estereótipos". 

Notícias ao Minuto © Carolina Freitas Nunes

Considera que a forma como vemos o papel do pai tem vindo a mudar? O que é ser pai no século XXI? 

Em algumas sociedades ainda existem estereótipos de género enraizados na sociedade que podem influenciar a perceção do papel do pai em comparação com o da mãe. Ainda assim, considero que tem mudado muito. Os pais estão mais envolvidos nas atividades diárias dos filhos e há uma abordagem mais igualitária e afetiva. Isto reflete-se numa compreensão mais profunda da importância do envolvimento paterno no bem-estar e desenvolvimento das crianças. No entanto, embora haja uma crescente valorização do papel do pai na criação dos filhos, ainda existem diferenças na forma como são percebidos em comparação com as mães. Tradicionalmente, as mães têm sido associadas ao cuidado emocional, enquanto os pais são vistos como provedores financeiros e figuras de autoridade. Mesmo assim, há efetivamente uma tendência crescente em reconhecer a importância do envolvimento paterno. 

Os pais solteiros enfrentam uma série de desafios, sobretudo pela dificuldade em equilibrar múltiplos papéis, como o de provedor financeiro, cuidador principal e figura de autoridade

E isso manifesta-se exatamente em quê?

Isto é evidenciado pelo alargamento da licença paternidade e da participação ativa dos pais em atividades escolares e domésticas, por exemplo. 

Leia Também: Fui pai e estou infeliz, porquê? Depressão pós-parto também afeta homens

O papel do pai é diferente do da mãe?

Tem poucas diferenças. Embora as mães sejam muitas vezes associadas ao apoio emocional, os pais têm o potencial igualmente forte de nutrir e fortalecer os laços emocionais com os seus filhos.

Quais os desafios da monoparentalidade masculina?

Os pais solteiros enfrentam uma série de desafios, sobretudo pela dificuldade em equilibrar múltiplos papéis, como o de provedor financeiro, cuidador principal e figura de autoridade.

Requer alguma 'ginástica' mental.

Sim, ser pai solteiro envolve uma interação complexa de papéis e responsabilidades. 

Estes homens sentem-se muitas vezes excluídos de círculos sociais tradicionalmente associados à parentalidade, o que pode resultar numa menor rede de apoio e suporte emocional

Do ponto de vista social, enfrentam preconceitos e estigmas?

Sim e podem tornar o papel destes homens ainda mais desafiante. Historicamente, a sociedade idealiza a família tradicional, com ambos os pais presentes no lar. Como resultado, os pais solteiros podem ser vistos de maneira negativa e estereotipados como menos competentes ou inaptos a proporcionar um ambiente estável e saudável aos filhos. No entanto, é importante desafiar esses estereótipos e reconhecer que muitos pais solteiros são admiravelmente dedicados e capazes de oferecer um ambiente afetivo e solidário para seus filhos. Os pais solteiros merecem consideração e apoio, assim como qualquer outro pai ou mãe. É fundamental promover uma visão mais inclusiva e humana da parentalidade, reconhecendo a diversidade de combinações familiares e valorizando os esforços dos pais solteiros em criar os filhos da melhor maneira possível.

O pai solteiro pode sentir-se excluído?

O isolamento social é comum. Estes homens sentem-se muitas vezes excluídos de círculos sociais tradicionalmente associados à parentalidade, o que pode resultar numa menor rede de apoio e suporte emocional. Por outro lado, a pressão emocional também pode ser intensa, especialmente ao lidar com o luto, trauma ou stress relacionado com o fim de um relacionamento. Sentimentos de solidão, tristeza, culpa ou ansiedade são comuns enquanto tentam assumir a responsabilidade de criar os filhos sozinhos. Além disso, o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal pode também ser um desafio complexo e stressante. Os pais solteiros podem também sentir a pressão para proporcionar um ambiente estável e afetuoso para compensar a ausência do outro progenitor.

E nos casos em que há uma tentativa de reconstrução da dinâmica familiar?

Pode ser um processo difícil e demorado. Estabelecer uma nova rotina que funcione para os pais e filhos requer tempo, esforço e adaptação.

Qual o papel que estes pais desempenham na vida dos filhos?

Os pais solteiros são a principal fonte de amor, apoio emocional e segurança. A sua presença constante e apoio incondicional proporcionam aos filhos uma base emocional sólida, ajudando-os a desenvolver uma autoestima saudável e a lidar com os desafios da vida. Além disso, são uma referência de competências sociais, valores éticos e comportamentos, influenciando diretamente o desenvolvimento moral e social dos filhos. O exemplo modela a maneira como os filhos olham para o mundo e como interagem com os outros.

Leia Também: Casar antes dos 18 anos? Falámos com um psicólogo sobre os riscos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório