Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 17º

Região de Portalegre recebe quinzena gastronómica do borrego

A iniciativa arranca este domingo, dia 24 de março.

Região de Portalegre recebe quinzena gastronómica do borrego
Notícias ao Minuto

17:41 - 18/03/24 por Lusa

Lifestyle Lazer

Um total de 129 restaurantes localizados nos 15 concelhos do distrito de Portalegre participa na terceira edição da Quinzena Gastronómica Terras do Borrego, que arranca este domingo, divulgou esta segunda-feira a organização.

A iniciativa gastronómica, promovida pela Câmara Municipal de Sousel (Portalegre), no âmbito do projeto "Sousel, Capital do Borrego", vai decorrer até ao dia 07 de abril.

Pedro Alcaide, porta-voz do evento, explicou hoje à agência Lusa que o evento tem vindo a abarcar mais restaurantes, ano após ano. Na primeira edição, em 2022, "passou um pouco dos 100 restaurantes", mas, no ano passado, já foram "120" os restaurantes aderentes, subindo esse número para os 129 estabelecimentos, na edição de 2024, precisou.

Leia Também: Duas das ruas mais cool do mundo são portuguesas. E não somos nós a dizer

O 'chef' Jorge Peças, natural do concelho de Sousel e que dirige a cozinha do hotel Convento do Espinheiro, em Évora, volta a ser o "embaixador" desta iniciativa, que visa "unir todos os concelhos" daquela região em torno de um dos seus produtos endógenos.

A Câmara de Sousel informou que, paralelamente, a vila de Sousel vai acolher a 1.ª edição do Festival Terras do Borrego, já a partir desta quarta-feira e até ao dia 1 de abril, no pavilhão multiusos, para "dar continuidade à afirmação" da marca "Sousel, Capital do Borrego".

Leia Também: Nunca provou ouriço do mar? É neste festival que está a sua oportunidade

Além da componente gastronómica, este festival vai acolher conferências, uma área de produtos endógenos e "um lado mais lúdico", com espetáculos musicais, indicou à Lusa Pedro Alcaide. O projeto "Sousel, Capital do Borrego" baseia-se na importância histórica e económica do gado ovino naquele concelho alentejano, cuja qualidade é reconhecida através da Indicação Geográfica Protegida do Borrego do Nordeste Alentejano.

Para além deste reconhecimento, o município recordou que o concelho acolhe a "principal exploração de carne de borrego nacional", sendo também a "maior da Europa" com certificação em bem-estar animal, bem como "cerca de uma centena" de pequenos produtores.

Durante a Quinzena Gastronómica Terras do Borrego os pratos confecionados à base da carne deste animal vão ser 'reis e senhores' das ementas dos 129 restaurantes aderentes. O tradicional ensopado de borrego, costeletas fritas, grelhadas ou borrego assado são algumas das 'iguarias' que vão poder ser degustadas nos restaurantes do distrito de Portalegre.

Leia Também: Cinco aldeias mostram o melhor do Dão em Aguiar da Beira

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório