Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Surto de hepatite A: Devemos estar preocupados? Questionámos uma médica

Ana Isabel Pedroso, assistente hospitalar de medicina interna e de medicina intensiva, tranquiliza a população. Ainda assim, considera que a Direção-Geral da Saúde "deve manter a vigilância apertada".

Surto de hepatite A: Devemos estar preocupados? Questionámos uma médica
Notícias ao Minuto

12:30 - 14/03/24 por Ana Rita Rebelo

Lifestyle Hepatite A

O Sistema Europeu de Alerta Rápido para Alimentos e Rações emitiu recentemente um alerta sobre a presença do vírus de hepatite A (VHA) em lotes de morangos provenientes de Marrocos, onde a doença é endémica, e que tinham como destino o mercado espanhol. Dias depois, a 12 de março, a Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou um surto ativo de hepatite A em Portugal.

As causas ainda estão a ser apuradas e também não existem, até à data, casos graves, nem vítimas mortais a registar. "A maioria dos casos do sexo masculino, com idade entre 20-49 anos, 44% em contexto de transmissão sexual, sem casos graves ou mortais reportados", indicava a autoridade nacional de saúde em comunicado, descartando qualquer ligação com o consumo de morangos contaminados.

Leia Também: DGS reporta surto de hepatite A com 23 casos em Portugal

Contactada pelo Lifestyle ao Minuto, Ana Isabel Pedroso, assistente hospitalar de medicina interna e de medicina intensiva, considera que, neste momento, não há motivo para alarme. No entanto, defende que "a DGS deve manter a vigilância apertada para não existir um alastramento desta doença" viral que afeta o fígado. 

Existe uma vacina, mas é aconselhada apenas nas situações em que há risco de contrair a doença. Custa cerca de 15 euros e é necessária receita médica, mas tem comparticipação. "A vacina não é obrigatória em Portugal, nem faz sentido por aqui, uma vez que não somos um país que costume ter surtos de hepatite A, como se está a verificar", disse Ana Isabel Pedroso.

Dos sintomas aos riscos, o que deve saber

O vírus da hepatite A pode ser transmitido quer através de relações sexuais, como pelo consumo de água ou alimentos contaminados. Daí que sejam tão importantes os cuidados de higiene e o saneamento adequado para prevenir a transmissão. Ana Isabel Pedroso deixa recomendações claras: "As mãos devem ser lavadas frequentemente, deve beber-se água e engarrafada, e cozinhar bem os alimentos".

Leia Também: Hepatite A em morangos? "Só 10% das mercadorias de Marrocos é analisada"

A hepatite A é muitas vezes assintomática. Quando se verificam sintomas, os mais comuns são "febre, fadiga, náuseas, icterícia, falta de apetite, vómitos, dor abdominal, urina escura e fezes esbranquiçadas", indica. 

Refere também a especialista que não existe um tratamento específico para a hepatite A. "O corpo geralmente elimina o vírus por conta própria e o tratamento concentra-se no alívio dos sintomas. Descanso, hidratação adequada e evitar substâncias que possam sobrecarregar o fígado são recomendações comuns", explica. "Em casos graves, o tratamento poderá passar pelo apoio à disfunção de órgãos, nomeadamente da hepática, uma vez que este é um vírus que afeta maioritariamente o fígado."

Os riscos associados incluem a possibilidade de insuficiência hepática. Ou seja, há risco de vida, "embora a maioria dos casos se resolva sem danos permanentes", sublinha a médica.

Leia Também: Surto de hepatite A? "Não sendo normal, não é alarmante"

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório