Meteorologia

  • 27 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 22º

Hepatite A em morangos? "Só 10% das mercadorias de Marrocos é analisada"

Contaminação foi causada pelo uso de águas fecais na rega dos morangos.

Hepatite A em morangos? "Só 10% das mercadorias de Marrocos é analisada"
Notícias ao Minuto

13:19 - 07/03/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

A Associação Valenciana de Agricultores anunciou, na quarta-feira, que detetou a presença de hepatite A em morangos vindos de Marrocos, num ponto de entrada em Espanha.

O anúncio, disponível no portal comunitário RASFF (Rapid Alert System Feed and Food), da União Europeia foi denunciado por Cristóbal Aguado, um agricultor valenciano, produtor de alimentos cítricos, arroz e caquis.  

Como é habitual, o portal não especificou a quantidade que foi intercetada, mas acredita-se que tenham sido cerca de 1.500 kg que entraram no porto de Algeciras, a 19 de fevereiro. O produtor garante que este lote de morangos não chegou ao ponto de venda.

Em entrevista ao El Mundo, este agricultor afirma que se crê que "apenas 10% das mercadorias vindas de Marrocos são analisadas, ou menos". O mesmo refere que, por norma, apenas uma caixa de toda a mercadoria é analisada de forma exaustiva.

Este último alerta sanitário foi seguido, até à data, por outros avisos relativos a 47 importações de Marrocos, incluindo um outro que envolveu morangos. Tal como o COAG recorda, aconteceu em 14 de fevereiro, quando foi descoberta a presença de Norovirus GII - um grupo de vírus nocivos - neste fruto.

O Comité da Agricultura da Andaluzia refere que situações como estas só acontecem porque "apenas se analisam, de forma aleatória, entre 1% e 5% dos produtos agroalimentares que se importam e, pior, não se espera pelos resultados para que se envie os produtos para o mercado".

Recorde-se que se acredita que a contaminação destes morangos tenha tido origem no facto de se ter usado água fecais na rega dos mesmos.

Esta é uma prática que já foi denunciada, até agora sem sucesso, noutras ocasiões e que afeta também produtos como a alface, o tomate e a melancia que também chegam do país africano.

Leia Também: Espanhóis preocupados com "morangos de Marrocos" com "hepatite A"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório