Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

As seis perguntas que os doentes mais fazem após uma cirurgia

Como voltar rapidamente à rotina após uma intervenção cirúrgica? Ana Machado, anestesista na unidade de medicina da dor do Hospital CUF Descobertas, explica neste artigo assinado por si.

As seis perguntas que os doentes mais fazem após uma cirurgia
Notícias ao Minuto

12:08 - 11/03/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Cirurgia

Após uma cirurgia, os doentes podem enfrentar várias limitações físicas e psicológicas. Algumas das principais limitações incluem dor pós-operatória, náuseas e vómitos,  diminuição da mobilidade, fadiga, ansiedade e depressão. A anestesiologia, especialidade dedicada ao tratamento do doente durante o período peri-operatório (antes, durante e após a cirurgia) desempenha um papel fundamental na mitigação dessas limitações, fornecendo cuidados adequados durante todo este processo. 

Ana Machado, anestesista na Unidade de Medicina da Dor do Hospital CUF Descobertas, responde às principais questões que os doentes colocam.

Leia Também: Desigualdade entre géneros é realidade na saúde? Falámos com uma médica

1- Como é que o anestesiologista me poderá ajudar?

Uma das principais contribuições da anestesiologia é o controlo da dor pós-operatória. Através de técnicas como a anestesia regional ou local, medicamentos analgésicos e monitorização contínua da dor os anestesiologistas podem ajudar a aliviar a dor e melhorar o conforto do doente. O uso de analgesia multimodal, isto é, que envolve diferentes classes de medicamentos para tratar a dor, bem como a anestesia localizada à parte do corpo que irá ser operada, são  abordagem comuns para melhorar os resultados pós-operatórios.

Notícias ao Minuto © Ana Machado

2- Em que medida é que o controlo da dor aguda será importante na recuperação da minha cirurgia?

A dor aguda é aquela que surge logo após uma agressão, cirúrgica ou não cirúrgica. Ela tem repercussões em quase todos os órgãos e sistemas e o seu tratamento adequado e atempado é essencial para que não se desenvolva a chamada dor crónica, de difícil controlo, e com impacto significativo na qualidade de vida dos doentes durante vários anos - nestas situações, existem equipas dedicadas à dor crónica que podem dar apoio.

Uma dor aguda controlada vai permitir que o doente se sinta confortável para respirar melhor,  mobilizar-se, levantar-se e recuperar rapidamente a sua atividade de vida diária, reduzindo o tempo de internamento. 

Leia Também: Médico revela as mudanças que ajudam a reduzir o risco de cancro

3- E durante o internamento haverá alguém a controlar de perto a minha dor?

É fundamental que exista.

4- Há doentes que ficam mesmo  deprimidos após uma cirurgia. Haverá algo que se possa fazer?

As alterações psicológicas como a ansiedade, a insónia e a depressão surgem frequentemente após uma cirurgia (em 20-40% dos doentes) e o impacto na recuperação não é desprezível. A anestesiologia pode também ajudar a lidar com estas limitações psicológicas. Os anestesiologistas podem utilizar técnicas de controlo de ansiedade, como sedação intra-operatória ou prescrição de medicamentos ansiolíticos para ajudar a aliviar a ansiedade antes, durante e após o procedimento cirúrgico. Além disso, eles podem trabalhar, em conjunto com psicólogos ou psiquiatras, e fornecer suporte emocional adequado aos doentes durante o período peri-operatório.

5- Como me poderei preparar para uma cirurgia?

O processo de recuperação pós-operatória começa antes mesmo da cirurgia! A redução do sedentarismo, a cessação tabágica e a hidratação é um ótimo começo. Os anestesiologistas trabalham com o doente e em colaboração com outros profissionais de saúde, no estabelecimento de  um plano de cuidados peri-operatório individualizado que visa minimizar a perda de função e acelerar a recuperação. Isso pode incluir o planeamento das técnicas de controlo da dor, a prescrição de exercícios e fisioterapia pré e pós-operatória, técnicas de reabilitação e monitorização da função pulmonar e outros cuidados especializados. O sucesso deste processo parte muito da colaboração do doente.

6- E o que poderei fazer quando regressar a casa?

Siga as instruções do seu médico: 

  • Mantenha os medicamentos prescritos para controlo da dor conforme indicação do seu anestesiologista;
  • Descanse adequadamente;
  • Mantenha uma alimentação saudável;
  • Evite atividades extenuantes
  • Gradualmente retome as atividades diárias;
  • Mantenha uma atitude positiva.

Leia Também: Coma este superalimento mais vezes. É truque para manter corpo jovem

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório