Quer emagrecer? "Deve começar com uma dieta rica em alimentos não processados, à base de plantas e ricos em nutrientes", afirma Christopher McGowan, médico especialista em obesidade, citado no BestLife. Explica ainda que deve apostar especialmente em alimentos ricos em antioxidantes e fibra.
Porquê? Para além de ajudarem a emagrecer, ajudam a proteger o seu corpo dos efeitos negativos do excesso de peso, "incluindo a resistência à insulina, a desregulação metabólica, o aumento dos ácidos gordos livres e a inflamação crónica de baixo grau".
Leia Também: Cinco mitos sobre obesidade em que tem de parar de acreditar
Caso não saiba, "os antioxidantes são eliminadores naturais que podem ajudar a neutralizar o stress oxidativo causado pelos radicais livres no organismo, ajudando a atenuar algumas das alterações inflamatórias que ocorrem devido ao excesso de peso e à obesidade". Geralmente, "estes efeitos podem ajudar a reduzir os danos celulares, o que pode ter um impacto a jusante nas doenças relacionadas com a obesidade, como as doenças cardiovasculares", acrescenta.
Tendo isto em conta, o médico enumerou cinco alimentos que recomenda, ricos em antioxidantes e que ajudam a emagrecer:
- Frutos e vegetais escuros como mirtilos, amoras, tomate, brócolos e couves-de-bruxelas;
- Leguminosas como feijões e lentilhas;
- Frutos secos e sementes;
- Chá verde;
- Alimentos ricos em vitamina C. É o caso de "citrinos, pimentos vermelhos e verdes, tomates, brócolos, morangos, couves-de-bruxelas e meloa".
Leia Também: "Obesidade é muito mais do que o clássico coma menos, mexa mais"