Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Estudo. Covid longa pode ter um impacto negativo no QI

Pode fazer com que desça, em média, seis pontos.

Estudo. Covid longa pode ter um impacto negativo no QI
Notícias ao Minuto

11:18 - 04/03/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Quase todos os dias surgem novos estudos sobre a Covid-19. E, recentemente, investigadores, no Reino Unido, concluíram que a Covid longa pode fazer com que o QI dos doentes desça, em média, seis pontos. Mais especificamente, os cientistas calcularam uma perda de três pontos de QI entre os que disseram ter sintomas de Covid ao longo de 12 semanas, assim como de nove pontos de QI para os que foram internados nos cuidados intensivos. 

Segundo os investigadores que assinaram o estudo, disponibilizado na New England Journal of Medicine, "os resultados confirmaram associações de défices cognitivos com alterações de humor e fadiga, mas também com outros sintomas".

Leia Também: Covid-19. Novo estudo alerta para efeitos raros das vacinas

Sugeriram que os sintomas do vírus a longo prazo podem indicar que alguém tem níveis elevados de inflamação, o que pode danificar o cérebro ao causar stress nas células cerebrais e, consequentemente, resultar nesta descida do QI.

Para a investigação, os cientistas enviaram oito testes cognitivos a um grupo de mais de 800 mil pessoas registadas no Serviço Nacional de Saúde Britânico. Mais de 110 mil indivíduos responderam, entre os quais mais de três mil relataram que os sintomas de Covid-19 tinham persistido durante mais de 12 semanas, algo que os investigadores definiram como Covid longa. 

Entre os analisados, a maioria estava infetada com o vírus enquanto a Ómicron era a variante dominante, cerca de 1500 pessoas tinham sido hospitalizadas com o vírus e 300 participantes afirmaram ter sido internados nos cuidados intensivos. 

Leia Também: Covid longa. 'Nevoeiro cerebral' é causado por hemorragias, diz estudo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório