Muitos não sabem, mas as bebidas de aveias são, normalmente, feitas com "um xarope de aveia depois combinado com água", explica uma nutricionista, citada na Cosmopolitan. Jenna Hope, a especialista, acrescenta que muitas das disponíveis "contêm óleos, emulsionantes e estabilizadores". Por isso deve ler sempre os rótulos para garantir que está a consumir uns que são feitos maioritariamente água e aveia.
É saudável? "Não especialmente", afirma a nutricionista. Porquê? Quando consome este tipo de bebida, "está efetivamente a ingerir água com amido e muito rica em hidratos de carbono", acrescenta.
Leia Também: O 'segredo' para emagrecer? Comer feijões pode ajudar
Muitos falam sobre a quantidade de açúcar nestas bebidas e "a preocupação com o açúcar não tem tanto a ver com o açúcar adicionado, mas sim com o teor de glicose da própria aveia", explica Caroline Hind, uma dietista.
Explica ainda que "o elevado teor de amido na aveia decompõe-se em glicose no intestino, passando para a corrente sanguínea como glicose e aumentando o açúcar no sangue".
Existe ainda "a preocupação de que muitas bebidas de aveia contenham aditivos que podem desencadear inflamações e perturbar o metabolismo, o microbioma intestinal e outros aspetos da saúde", acrescenta.
Podem existir entre 15 e 20 gramas (g) de hidratos de carbono por copo de bebida de aveia, em comparação com cerca de oito g de hidratos de carbono num copo de leite de vaca.
Para além disso, a primeira alternativa tem 2,5 g de proteína por copo, cerca de quatro g de gordura insaturada e cerca de 2 g de fibra. Já a segunda opção é muito mais rica em proteínas, contendo entre oito e 10 g por copo.
Leia Também: Sete alternativas à farinha de trigo - saudáveis e sem glúten