Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Não consegue resistir a 'junk food'? Coloque estas dicas em prática

Médico ensina a fazer escolhas mais saudáveis. Tome nota!

Não consegue resistir a 'junk food'? Coloque estas dicas em prática
Notícias ao Minuto

19:32 - 20/02/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Sim, a 'junk food' (ou comida de plástico, em português) torna-se, rapidamente, viciante e tem um impacto muito negativo na saúde. Por isso, Michael Mosley, médico e autor, citado no Mirror, aconselhou cinco dicas fáceis de colocar em prática que ajudam a fazer escolhas mais saudáveis. 

Leia Também: Moringa. Conheça a planta rica em propriedades anti-inflamatórias

1- Certifique-se de que prepara previamente o seu almoço

Então, mencionando um estudo, feito em 2015, o médico explica que o consumo de 'fast food', assim como os nossos comportamentos alimentares quando estamos fora de casa são alguns dos maiores fatores de risco para uma dieta de menor qualidade, ou seja, "com maior ingestão de gorduras e calorias".

Por isso, deve prepara com antecedência as refeições e, assim, não sente a necessidade de comer algo menos saudável ou processado. 

2- Faça trocas simples

Pequenas e simples mudanças podem ajudar a "reorientar o seu cérebro e ajudá-lo a fazer a mudança de vida e a tornar-se menos dependente da comida de plástico". Por exemplo, troque "snacks como chocolate por frutos secos e sementes, iogurte grego com frutos vermelhos em vez de uma sobremesa". 

Leia Também: Sete alimentos fermentados que fazem maravilhas pelo intestino

3- Invista em sono de qualidade 

Não dormir o suficiente pode ter um efeito nos seus "desejos de comida" e, além disso, "a falta de sono também pode afetar as suas inibições, tornando mais difícil resistir". Aliás, mais especificamente, segundo o médico "a privação de sono faz disparar um lípido na corrente sanguínea chamado endocanabinoide, tornando a alimentação mais agradável". 

4- Esteja atento ao que está a comer 

De acordo com um estudo de 2018, "ao comer com atenção e ao concentrar-se nas texturas, sabores e cheiros dos alimentos mais saudáveis que come, não consume alimentos menos saudáveis com tanta frequência, explica o médico. 

5- Comece a apontar tudo o que come 

É uma forma simples de estar atento ao que come. Aliás, o médico recomenda que "anote como se sente quando ingere alimentos ricos em açúcar e gordura para ver se existe uma correlação entre a lentidão com que se sente ou a flutuação do seu humor". 

Leia Também: Qual é a quantidade de fibra diária que precisa para perder mais peso?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório