Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

'Skincare' antienvelhecimento é tendência entre os mais novos. Os perigos

Sofia Carvalho, cirurgiã plástica e estética da Clínica Lisbon Plastic Surgery, fala sobre as consequências de uma das mais recentes tendências do TikTok: adolescentes que usam produtos de 'skincare' com propriedades antienvelhecimento.

'Skincare' antienvelhecimento é tendência entre os mais novos. Os perigos
Notícias ao Minuto

08:40 - 22/02/24 por Margarida Ribeiro

Lifestyle Pelé

Hoje em dia, nas redes sociais, especialmente no TikTok, surgem tendências de 'skincare' que têm consequências a longo prazo na pele e muitos não sabem. Por exemplo, recentemente, começaram a surgir múltiplos vídeos de crianças e adolescentes a mostrar a sua rotina complexa de cuidados da pele, onde incluem produtos para peles maduras, ou seja, com propriedades antienvelhecimento. 

Focam-se muito em ingredientes ativos como retinol e niacinamida quando, na realidade, "a hidratação e proteção solar são as únicas exigências da pele" nestas idades, explica Sofia Carvalho, cirurgiã plástica e estética da Clínica Lisbon Plastic Surgery, ao Lifestyle ao Minuto

Leia Também: Aqui está a base que ilumina e hidrata a pele ao mesmo tempo

Hoje em dia, nas redes sociais, são publicados muitos conteúdos onde crianças e raparigas, com menos de 20 anos, usam produtos de 'skincare' feitos para peles mais maduras. O que acha desta tendência? 

As redes sociais têm uma grande influência na definição das tendências em relação aos padrões estéticos e qualquer pessoa pode publicar recomendações de 'skincare' sem ter comprovação clínica e científica. 

Muitas jovens adotaram o hábito de usar ingredientes ativos específicos recomendados para peles maduras, presentes em cremes, séruns concentrados e produtos para o contorno dos olhos, influenciadas pelas redes sociais.

Por exemplo, aos 20 anos a hidratação e proteção solar são as únicas exigências da pele. Utilizar princípios não adequados para a idade pode levar a uma pele "asfixiada", pois o excesso de sebo não é eliminado corretamente. Isso faz com que o sebo se solidifique dentro dos poros, obstruindo-os e criando microquistos na pele e mesmo acne.

Pode existir também sensibilidade e irritação com hiperpigmentação (manchas) nessas áreas. Estes produtos usados na pele jovem promovem um desequilíbrio na hidratação, ou seja, as áreas secas pioram e as áreas oleosas ficam mais evidentes.

Notícias ao Minuto É cirurgiã plástica e estética da Clínica Lisbon Plastic Surgery© Sofia Carvalho

Quais são as consequências a longo prazo de usar produtos para peles maduras em peles jovens?

Infelizmente, a utilização prolongada pode provocar acne que poderá deixar sequelas como cicatrizes de acne. 

Existem ingredientes especialmente nocivos? 

Existem ingredientes que não deverão ser usados em peles jovens (exceto se houver indicação médica), mas que não são nocivos em peles maduras. Falamos de retinol, DMAE, argilerina, ácido glicólico e niacinamida.

Então, afinal, a partir de que idade devem ser usados os produtos feitos para peles maduras?

Normalmente, a partir dos 35-40 anos podemos usar produtos para prevenção do envelhecimento. 

Que tipo de produtos e ingredientes recomenda para as peles mais jovens? 

Peles jovens necessitam apenas de hidratação e proteção solar. Caso exista alguma patologia específica como o acne ou excesso de oleosidade, deverão ser usados produtos específicos, mas sempre sob prescrição médica. 

Considera que estes produtos antienvelhecimento deviam ser sinalizados ou conter um aviso?

Considero que deveria existir uma maior informação acerca dos riscos do uso de produtos de antienvelhecimento em peles jovens e sensibilização através dos media incluindo redes sociais. Considero de suma importância a existência de uma legislação que pudesse limitar a publicidade por entidades não creditadas quando falamos de saúde mesmo a nível estético/cosmético. 

Leia Também: Os alimentos e bebidas que deixam a pele mais seca - o melhor é evitar

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório