Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 21º

Talvez nem precise realmente de perder tanto peso, diz endocrinologista

Nich Fuller, da Universidade de Sydney, na Austrália, alerta para os perigos das dietas rápidas e "baseadas apenas em quilos". É, segundo o médico, "uma falácia e uma visão simplista".

Talvez nem precise realmente de perder tanto peso, diz endocrinologista
Notícias ao Minuto

08:58 - 06/02/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Peso

Se uma das suas resoluções para 2024, como boa parte da população, é emagrecer, saiba o leitor que talvez não seja necessário perder tanto peso como julga, como afirma o endocrinologista Nich Fuller, da Universidade de Sydney, na Austrália. 

"Somos uma sociedade fixada em números. Portanto, não é surpresa que utilizemos medidas e equações para calcular o nosso peso, mas estabelecer metas de emagrecimento baseadas apenas em quilos é uma falácia e uma visão simplista”, alerta o médico, num artigo publicado no portal The Conversation.

Leia Também: Médico revela três 'segredos' dos cardiologistas para uma vida mais longa

Para o Nich Fuller, vale mais a pena a perda de cinco a 10% da massa corporal para alguém com excesso de peso ou obesidade. Segundo o especialista, isso já faz uma grande diferença não só na balança como no risco de colesterol elevado, pressão alta, diabetes tipo 2 e dores nas articulações. Para alguém com 80 quilos (kg), representaria uma perda de quatro a oito kg, por exemplo.

O processo de emagrecimento não deve ser "agressivo" nem focado apenas em quilos. Devem existir "períodos de manutenção do peso intercalados com fases de emagrecimento geríveis. Um plano ajuda a fazer com que os hábitos mudem para toda a vida e não sejam revertidos no futuro", conclui.

Leia Também: A fruta que não está à espera que diminua o risco de cancro e AVC

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório