Meteorologia

  • 29 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 29º

Obesidade. Cuidar da saúde mental ajuda a reduzir número de mortes

Investigadores explicam tudo.

Obesidade. Cuidar da saúde mental ajuda a reduzir número de mortes
Notícias ao Minuto

08:52 - 23/01/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Existem múltiplos fatores de risco em indivíduos obesos. Sim, muitos estão relacionados com alimentação e estilo de vida, mas, segundo um novo estudo, existe outro com mais importância e que nem todos os especialistas consideram. 

De acordo com o estudo, disponibilizado na JAMA Network Open, o tratamento da solidão e do isolamento social pode fazer com que as pessoas classificadas como obesas tenham um menor risco de complicações de saúde.

"O nosso estudo sublinha a importância de ter em conta a saúde social e mental para melhorar a saúde das pessoas com obesidade", afirma Lu Qi, o líder do estudo, citado na CNN internacional. 

Leia Também: É o fim de "problema histórico"? Cérebro 'ganha' com cirurgia bariátrica

Para chegarem a esta conclusão, os investigadores analisaram os dados de cerca de 400 mil indivíduos do UK BioBank, uma grande base de dados biomédica e um recurso de investigação que acompanha as pessoas a longo prazo.

Nenhum dos indivíduos analisados tinha doenças cardiovasculares quando a recolha de dados começou e o estudo acompanhou todos entre 2006 e 2021. 

Durante o período de análise, o número de mortes de pessoas classificadas como obesas foi 36% mais baixo nas pessoas que se sentiam menos sozinhas e socialmente isoladas, independentemente da causa. 

Tendo isto em conta, os investigadores concluíram que o isolamento social foi considerado o fator de risco mais importante para todas as causas de mortalidade, incluindo o cancro e as doenças cardiovasculares. Sim, ainda mais impactante do que a depressão, a ansiedade e os fatores de risco relacionados com o estilo de vida. 

Leia Também: Médico recomenda bebida básica que ajuda a perder peso. Vai um copo?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório