Viralizou nas redes sociais um desafio a que um grupo de amigos decidiu chamar de 'contabilidade de cocó'. Sim, leu bem. Quatro homens competiram entre eles para ver quem defecava mais vezes no espaço de um mês. O campeão disse que foi 78 vezes à casa de banho.
A medalha de prata foi para quem fez cocó 72 vezes. Fora do pódio ficou o amigo que defecou 27 vezes em 30 dias. Mas desengane-se se julga que não existiam regras. Os amigos combinaram enviar uma fotografia, através do WhatsApp, sempre que estivessem sentados no trono.
Leia Também: O que os puns após os jantares de Natal e Ano Novo dizem sobre a saúde
Impõe-se, então, a questão: com que frequência devemos fazer cocó? Ao G1, Thicianie Fauve, gastroenterologista do Hospital Sírio-Libanês, no Brasil, explica que não existe uma regra. Segundo a responsável, defecar a cada três dias ou fazer cocó três vezes por dia é o dito 'normal'.
Por outro lado, "quando vai ao WC mais do que três vezes por dia, o ideal é que sejam investigadas as causas para despistar uma doença inflamatória do intestino, uma intolerância alimentar ou uma alergia".
E não é tudo. Deve estar atento a algumas mudanças, principalmente na cor, consistência das fezes e odor, sobretudo quando acompanhadas de outros sintomas como perda de peso ou dores abdominais. Como explica um artigo do portal Lusíadas, são consideradas ideais as fezes do tipo 3 (em forma de salsicha, com fissuras à superfície), 4 (em forma de salsicha ou cobra, mais finas, suaves e macias) e 5 (fezes fragmentadas, mas em pedaços com contornos bem definidos, e macias).
Leia Também: Não é só o kiwi. Estes alimentos também fazem muito bem ao intestino