Meteorologia

  • 25 FEVEREIRO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 17º

Mito ou facto. O número de suicídios aumenta no inverno?

Investigador explica tudo o que deve saber.

Mito ou facto. O número de suicídios aumenta no inverno?
Notícias ao Minuto

11:52 - 06/12/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

Existe, desde sempre, a ideia de que no inverno as as taxas de suicídio atingem o seu pico nos meses de inverno, em todo o mundo. Normalmente, esta ideia está associada aos dias que escurecem mais cedo, níveis de stress mais altos e a problemas como depressão sazonal. Mas isto acontece realmente?

É uma ideia tão prevalente que 40% das notícias publicadas nos Estados Unidos que mencionam suicídio ao longo da época festiva - entre 2022 e 2023 - fizeram esta afirmação, confirma uma análise feita no Annenberg Public Policy Center, nos Estados Unidos, e citada na Time. 

Leia Também: Sete alimentos que ajudam a combater a depressão sazonal

É, no entanto, uma ideia errada. Não existe uma tendência de aumento nesta altura do ano e, aliás, em dezembro, os números tendem a descer em todo o mundo, segundo Dan Romer, um diretor de investigação do centro e o responsável pela análise, disponibilizada na segunda-feira. 

Então, através de um inquérito, feito no início deste ano, o investigador perguntou a mais de 1.500 adultos americanos quando achavam que a maioria dos suicídios geralmente ocorria: abril, junho, agosto, outubro ou dezembro. "81% escolheram dezembro, apesar do facto de terem ocorrido mais suicídios durante os outros quatro meses nos últimos 20 anos." 

Não conseguiu determinar a relação entre as notícias na comunicação social e a perceção errada do público. Menciona, no entanto, alguns elementos culturais que, na sua opinião, têm um impacto significativo.

Primeiro, fala sobre a popularidade dos filmes natalícios que levam os espetadores a "imaginar como seria o mundo se não estivéssemos aqui", explica. É o caso do 'Do Céu Caiu uma Estrela.

Leia Também: Quem seguiu as regras da Covid à risca tem pior saúde mental, diz estudo

Mas, na realidade, a época festiva não tem qualquer relação com o aumento das taxas de suicídio, afirma. Aliás, esta altura do ano tem, na verdade, um papel mais protetor, acrescenta. "O inverno, ao contrário do que se pensa, não é uma altura em que as pessoas queiram pôr fim às suas vidas."

Por exemplo, "na Austrália, onde o verão deles é o nosso inverno, estão a registar um pico de suicídios neste momento", menciona. Dezembro "continua a ser um mês baixo para os suicídios, mesmo em países onde é um mês mais quente, o que sugere um efeito oposto ao que as pessoas supõem existir." 

Tendo isto em conta, "as recomendações para a elaboração de relatórios sobre o suicídio sublinham que não se deve fazer questão de dizer que qualquer altura do ano é mais popular", afirma o investigador. "Não há qualquer benefício para o público ouvir isso" e pode ter um efeito muito negativo. 

Leia Também: Os benefícios do exercício físico na depressão pós-parto

--

Se estiver a sofrer com alguma doença mental, tiver pensamentos auto-destrutivos ou simplesmente necessitar de falar com alguém, deverá consultar um psiquiatra, psicólogo ou clínico geral. Poderá ainda contactar uma destas entidades:

SOS Voz Amiga (entre as 16h e as 24h) -  213 544 545 (Número gratuito)
 - 912 802 669 - 963 524 660 

Conversa Amiga (entre as 15h e as 22h) - 808 237 327 (Número gratuito) e 210 027 159

SOS Estudante (entre as 20h e a 1h) - 239 484 020 - 915246060 - 969554545

Telefone da Esperança (entre as 20h e as 23h) - 222 080 707 

Telefone da Amizade (entre as 16h e as 23h) – 228 323 535

Todos estes contactos garantem anonimato tanto a quem liga como a quem atende. No SNS24 (808 24 24 24 - depois deve selecionar a opção 4), o contacto é assumido por profissionais de saúde. A linha do SNS24 funciona 24 horas por dia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório