Meteorologia

  • 29 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 16º

Mudança na alimentação pode melhorar a saúde cardiovascular em dois meses

Diz um estudo!

Mudança na alimentação pode melhorar a saúde cardiovascular em dois meses
Notícias ao Minuto

15:18 - 04/12/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Adotar uma alimentação vegana melhora a saúde cardiovascular em apenas oito semanas, afirmam investigadores das universidades de Stanford e da Califórnia-Irvine, ambas nos Estados Unidos. A conclusão baseia-se nos resultados de um estudo inédito com 22 pares de gémeos idênticos, com uma média de idades de 39 anos.

Os cientistas optaram por realizar o estudo com gémeos devido à genética e ao estilo de vida semelhante entre as duplas. Os participantes estavam ligeiramente acima do peso, com um índice de massa corporal médio de 25,9%. Ainda assim, nenhum deles era obeso ou apresentava problemas cardiovasculares, mostram os dados publicados na revista Jama Network Open.

Leia Também: Queimar gordura vai ser mais fácil se comer isto, diz estudo

No decorrer do estudo, um dos irmãos adotou uma dieta vegana, enquanto o outro fazia uma alimentação à base de carnes e vegetais. Ambos seguiram as orientações de um nutricionista.

O peso e o sangue dos participantes foram analisados três vezes ao longo de oito semanas: no início do estudo, após quatro semanas e no final. Aqueles que adotaram uma dieta vegana apresentaram níveis de colesterol significativamente menores, melhores valores de açúcar no sangue e uma maior perda de peso em apenas dois meses, em comparação aos irmãos.

Leia Também: Adormece sempre depois desta hora? É por isso que não consegue emagrecer

Os níveis de colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade, o 'mau colesterol') dos veganos caiu 14%, passando de 110,7 mg/dl para 95,5 ao fim de dois meses. Para os que se alimentavam de carne, a redução foi de 118,5 mg/dl para 116,1.

Além disso, os veganos obtiveram  uma diminuição de 20% do açúcar no sangue e perderam, em média, 4,2 quilos a mais que os restantes.

Leia Também: Este popular alimento faz mais pelo seu corpo do que imagina. É fã?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório