Meteorologia

  • 14 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 29º

O erro que (provavelmente) comete quando faz prancha

'Personal trainer' explica tudo.

O erro que (provavelmente) comete quando faz prancha
Notícias ao Minuto

18:53 - 24/11/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Exercício físico

Odeia fazer prancha no ginásio (ou em casa)? Não está sozinho. É, no entanto, um exercício que "apesar de ser mais focado no abdómen, ativa múltiplos músculos do corpo e, fazendo com alguma consistência, sentirá o efeito em todo o corpo", explica Lauren Adams, uma 'personal trainer', citada no Metro. 

Para além disso, "melhora a postura, o equilíbrio e a coordenação, a saúde da coluna vertebral, a força dos membros superiores, inferiores e abdominais e aumenta a resistência muscular e a aptidão funcional", acrescenta. 

Leia Também: Dormiu mal? Faça um treino de 20 minutos e recupere a energia

Infelizmente, não consegue sentir os benefícios quando faz o exercício da forma incorreta. Por exemplo, ao fazer prancha muitas pessoas arqueiam a parte inferior das costa e não deviam, explica. Isto "retira todo o ênfase dos abdominais e coloca-a na zona lombar", o que tem efeitos dolorosos, acrescenta. Porquê? Quando arqueia as costas, "não está a usar ou a trabalhar o seu núcleo, o que irá sobrecarregar a parte inferior das costas".

Por isso, certifique-se de que "os seus ombros estão bem abertos e que as palmas das mãos também no chão" e "ao alargar os ombros, o peso é retirado da parte superior do corpo e é possível envolver melhor os músculos do tronco que precisam de ser trabalhados".

Para além disto, "mantenha as ancas alinhadas com os ombros, levantando as coxas do chão, aproximando o umbigo da coluna vertebral e apertando os glúteos". Procure manter a coluna vertebral neutra, ou seja, "uma linha reta da cabeça, ombros, ancas, joelhos e tornozelos".

Leia Também: O que deve ter em conta quando escolhe o calçado para as caminhadas

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório