Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Dia Mundial do Idoso. Cinco sugestões para desfrutar do dia em família

Aproveite para reforçar os laços que tem com os seus familiares idosos.

Dia Mundial do Idoso. Cinco sugestões para desfrutar do dia em família
Notícias ao Minuto

13:47 - 01/10/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Família

"Cuidarmos dos nossos familiares idosos e incluí-los em atividades dinâmicas e que permitam reforçar laços" ajuda a combater "um grande problema nacional": o isolamento durante a terceira idade. Quem o diz é Lares Online, num comunicado a propósito do Dia Mundial do Idoso, que se assinala este domingo, a 1 de outubro.

Citando os Censos Sénior 2022, realizados pela GNR, refere que existem 44.511 idosos que vivem em situação de isolamento ou vulnerabilidade. "O sentimento de abandono dos idosos é um tema preocupante. É importante não só sensibilizar as famílias para esta questão, como também fazê-las perceber que não é necessário deixar sempre o idoso de fora dos planos familiares. Simultaneamente, a saúde de um familiar idoso deve ser uma prioridade. As atividades em família devem ser ponderadas, para garantir que todos se sentem confortáveis e envolvidos nas mesmas", garante Marina Lopes, CEO e fundadora da Lares Online.

Leia Também: Há uma idade para parar de fazer sexo? Perguntámos a um sexólogo

Consciente destes números, a Lares Online sugere cinco atividades que permitem juntar toda a família e aproveitar o tempo passado com os familiares idosos, em benefício do seu bem-estar e saúde.

1- Fazer uma caminhada

Explorar a natureza e desfrutar do ar livre é uma sensação ótima, especialmente quando vivida em família. Atualmente, existem já várias opções de trilhas acessíveis e que não exigem grande esforço físico, fator especialmente importante para o bem-estar do idoso. Um simples passeio por um parque local já permite um momento em família importante, promovendo a saúde física do idoso, assim como o bem-estar emocional.

2- Criar um livro de receitas de família

Os melhores cozinhados são feitos em família. E ninguém esquece o sabor das refeições que passam de geração em geração. Neste dia, a família toda pode reunir-se para criar um livro de receitas em conjunto, onde se possam escrever os segredos mais bem guardados da avó e do avô. Para que nunca ninguém os esqueça.

Leia Também: Dores de cabeça infernais? O que precisa de esclarecer sobre enxaquecas

3- Escrever um livro de memórias

Ouvir o familiar idoso a contar a sua história e as suas experiências de vida é uma forma de, em simultâneo, exercitar a sua memória e reforçar laços familiares. Escrever, em conjunto, um livro de memórias é uma boa forma de relembrar qualquer pessoa que todos têm uma história interessante a contar sobre si próprios.

4- Organizar um dia de spa em casa

Qualquer pessoa gosta de ser mimada, em especial pela sua família. Organizar um dia de spa e bem-estar sem sair de casa é uma maneira de garantir que o familiar idoso se sente bem, aumentando a sua auto-estima e cuidando da sua pele. Seja através de uma manicure, momentos de massagem ou tratamento da pele, é certo que esse dia ficará na memória.

5- Participar em eventos culturais

Durante o ano inteiro, todas as cidades, vilas e aldeias portuguesas têm algum evento a acontecer. Incluir o familiar idoso nas idas a estes locais vai reforçar o seu sentimento de identidade, a sua autoestima e mesmo a sua saúde física, permitindo criar memórias inesquecíveis. Mas todas as condições de acessibilidade e bem-estar devem ser garantidas, para que não existam esforços em excesso.

Leia Também: Como proteger os idosos em dias de calor

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório