Meteorologia

  • 24 FEVEREIRO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 15º

O tipo de alimento que não deve oferecer aos miúdos

É o aviso de uma nutricionista.

O tipo de alimento que não deve oferecer aos miúdos
Notícias ao Minuto

17:42 - 27/09/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Hoje em dia, o que não falta, nos supermercados, são diferentes opções de iogurte. Por exemplo, as versões enriquecidas com proteína, são aliadas na perda de peso, mas não são aconselhados para os miúdos, explica Susie Burrell, nutricionista, citada no Mirror. Sabia?

Mais especificamente, a nutricionista explica que o consumo diário recomendado de proteínas para adultos é de uma grama por cada quilograma de peso corporal. Estes valores são muito diferentes dos recomendados para os mais novos.

Leia Também: O seu filho desata a chorar compulsivamente? Evite este grande erro

Para as crianças, com menos de quatro anos, o valor aconselhado diminui fica nas 19 gramas. E, em miúdos mais velhos, com idades entre os cinco e os 13 anos, a recomendação sobe ligeiramente para as 34 gramas. Aliás, mesmo na adolescência, altura em que recomendam o consumo de 40 a 50 gramas, os valores são muito diferentes dos que são aconselhados para adultos.

Tendo isto em conta, a nutricionista explica que este tipo de iogurtes devem ser evitados, ao longo destas fases de crescimento. Porquê? Fazem com que os valores de proteína ultrapassem facilmente os recomendados e o consumo excessivo deste nutriente, na infância, "está associado a um crescimento rápido e a uma maior incidência de excesso de peso e obesidade, sobretudo nas crianças mais pequenas". 

Além disso, "especificamente para as crianças, uma ingestão elevada de proteínas, atribuída a uma ingestão excecionalmente elevada de leite, pode afetar a ingestão de outros alimentos, incluindo frutas e legumes ricos em nutrientes e com poucas calorias, afetando a ingestão global de nutrientes. No caso das proteínas, especialmente para as crianças, mais não é melhor", acrescenta. 

Leia Também: O regresso às aulas causa muita ansiedade? O que devem fazer os pais?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório