Meteorologia

  • 14 JULHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 26º

Risco de demência é superior para pessoas com estas profissões

Esta é a principal conclusão de um novo estudo.

Risco de demência é superior para pessoas com estas profissões
Notícias ao Minuto

08:53 - 26/09/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças neurodegenerativas

Um estudo realizado por uma equipa internacional de investigadores, alguns da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, associou cinco profissões com um risco superior declínio cognitivo e demência na velhice. Os resultados foram publicados na revista The Lancet Regional Health - Europa.

Após analisarem dados de mais de sete mil idosos da Noruega, com 70 anos ou mais, que trabalharam entre os 33 e os 65 anos, os cientistas concluíram que o risco de demência é maior para indivíduos que exerceram atividades físicas extenuantes como parte da sua rotina de trabalho. Entre as profissões de risco, encontram-se os auxiliares de enfermagem, vendedores, cuidadores, agricultores e pecuaristas. Por outro lado, quem trabalha nas áreas da engenharia, da administração e educação está em menor risco.

Estes empregos também foram associados a um maior risco de perda auditiva e de exposição à poluição, "o que pode afetar adversamente a cognição", explicam os investigadores.

Leia Também: Dores de cabeça infernais? O que precisa de esclarecer sobre enxaquecas

Recorde-se que demência é um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças, como o Alzheimer - segundo a rede de saúde CUF, representa cerca de dois terços de todos os casos - que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço. 

A Organização Mundial da Saúde estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo e prevê que este número possa chegar aos 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões. 

Leia Também: Os sinais de demência que surgem até 14 anos antes do diagnóstico

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório