'Vacina inversa' promete ser a solução contra doenças autoimunes
Foi desenvolvida por uma equipa da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, e mostrou-se eficaz a reverter certas patologias sem comprometer o sistema imunitário.

© Shutterstock

Lifestyle Estudo
Investigadores da Pritzker School of Molecular Engineering, da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, desenvolveram uma vacina que pode vir a reverter por completo algumas doenças autoimunes, como a esclerose múltipla, a diabetes tipo 1 ou a doença de Crohn, sem comprometer o sistema imunitário.
Segundo o 'website' Medical News, trata-se de uma 'vacina inversa'. As tradicionais têm o objetivo de fazer com que o sistema imunitário reconheça o vírus que deve ser atacado. Neste caso, é feito o oposto uma vez que é retirada uma memória a moléculas do sistema imunitário.
Leia Também: Atividades ideais para idosos que melhoram a saúde do cérebro e do corpo
Este 'apagar de memória' é algo que não é desejado no caso de doenças infecciosas, mas ainda assim pode interromper as reações observadas em doenças como a esclerose múltipla, a artrite ou a doença de Crohn.
"O que é tão entusiasmante neste trabalho é que demonstrámos que podemos tratar doenças como a esclerose múltipla depois de já existir uma inflamação em curso, o que é mais útil num contexto real", explica Jeffrey Hubbell, um dos autores do estudo.
"Em vez de aumentar a imunidade, como acontece com uma vacina, podemos reprimi-la de uma forma muito específica com uma 'vacina inversa".
Revela ainda que serão necessários mais estudos para colocar este tipo de vacinas no mercado. Contudo, explica que já começaram a ser feitos alguns testes em pessoas.
Leia Também: Oito mudanças simples que ajudam a proteger o seu cérebro
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários