Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Pais separados. Como gerir as férias dos miúdos?

A psicóloga Catarina Lucas partilha alguns conselhos para que os pais saibam como gerir da melhor forma esta altura do ano.

Pais separados. Como gerir as férias dos miúdos?
Notícias ao Minuto

21:35 - 07/08/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Comportamento

Há certas consequências da separação de um casal que são inevitáveis e o período em que os filhos se encontram de férias é uma delas. Tanto o pai como a mãe querem aproveitar da melhor forma o tempo que têm com os mais novos e é aí que os conflitos podem começar a surgir se a situação não for bem gerida.

Nestes casos, "o tempo de convivência deve ser ponderado por ambas as partes e de forma que o bem-estar e interesse das crianças sejam tidos em conta", aconselha a psicóloga Catarina Lucas em comunicado. "Será sempre preciso equacionar contratempos e relevar mudanças que antes não faziam parte. (...) Eles [as crianças] conseguem adaptar-se a rotinas e educações diferentes de ambos os lados, mas a chave para não sofrerem é apenas o bom entendimento entre as figuras parentais", sublinha.

Leia Também: Pais que tratam os filhos por 'você'. A opinião de uma psicóloga

De modo a evitar a instabilidade que poderá atingir os filhos quanto a passar férias em duas casas diferentes e com ambos os lados da família, a psicóloga deixa algumas dicas:

1- Comunicar com regularidade

A comunicação após um processo de divórcio ou de uma separação é algo complicado para o casal que pretende agora seguir vidas separadas. Mas tendo filhos, é muito importante uma comunicação eficaz entre ambas as partes com bastante regularidade e onde paire a sensatez. Mesmo que a lei não defina uma regra clara quanto a este tipo de situações, o ideal será sempre que haja diálogo e equilíbrio entre o pai e a mãe separados.

Leia Também: Solidão na era das redes sociais. Por que nos sentimos tão sós?

2- Negociar de forma pacífica e clara

Se um dos progenitores decidir marcar férias para um determinado período, é fundamental que avise antecipadamente o outro, de modo que ambos possam planear e redefinir os planos da melhor forma e sem trazer um mal-estar desnecessário. Caso desejem e prefiram marcar férias na mesma altura do ano, talvez optarem por alternar anualmente entre o pai e a mãe seja a melhor opção. Deste modo, ambos têm de ceder, mas saem todos a ganhar.
 
3- Gerir com flexibilidade e bom senso

As distribuições dos períodos de férias dos filhos deverão ser decididas em conjunto e caso a caso. É essencial que os pais estejam alinhados quanto a este plano, de modo que seja possível gerir o tempo de férias em família da melhor maneira e por parte de ambos os lados das figuras parentais, não descurando as vontades e necessidades dos mais novos. 

Leia Também: E quando não está tudo bem? "Estigma face à doença mental ainda perdura"

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório