Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 9º MÁX 15º

Evite alimentos e bebidas com este ingrediente (o intestino agradece)

É muito utilizado em produtos com rótulos 'light'.

Evite alimentos e bebidas com este ingrediente (o intestino agradece)
Notícias ao Minuto

22:17 - 28/06/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde intestinal

Já toda a gente sabe que o intestino e o seu microbioma são importantes e capazes de influenciar muito a saúde. Fazer mudanças simples na alimentação ajuda a fazer com que tudo esteja equilibrado. Quer um exemplo? É muito vantajoso evitar ou limitar os alimentos e bebidas com adoçantes artificiais, explicou Abir Hamza-Goodacre, terapeuta nutricional, no jornal Daily Record. 

Muitos acham que ao escolher produtos "sem açúcar" ou com o rótulo 'light' estão a fazer uma decisão saudável, mas segundo o especialista, estas escolhas podem ser piores para o microbioma intestinal. 

Leia Também: Comece pelo mais simples! Cinco hábitos que mantêm o intestino feliz

Isto porque "os adoçantes artificiais podem perturbar o equilíbrio das bactérias benéficas no seu intestino", explica o terapeuta. Caso não saiba, uma "flora intestinal desequilibrada pode levar a perturbações gástricas, como gases e inchaço, assim como a sintomas mais prolongados, como alterações de peso não intencionais ou fadiga constante". Algo que Sari Arponen, especialista em medicina interna e microbiota, já tinha confirmado em entrevista com o Lifestyle ao Minuto

Abir Hamza-Goodacre aconselha a que tente mesmo evitá-los se tem um intestino muito sensível ou se notar sintomas gástricos desconfortáveis após o consumo de produtos com muitos adoçantes. Por isso, aposte em alimentos naturalmente doces como banana, frutos vermelhos e castanha de caju, acrescenta. 

Leia Também: Oito alimentos ricos em fibra que fazem 'maravilhas' pelo intestino

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório