Meteorologia

  • 23 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 14º

Universidade de Coimbra lidera projeto para combater obesidade

O projeto de 9,5 milhões de euros é financiado pela Comissão Europeia.

Universidade de Coimbra lidera projeto para combater obesidade
Notícias ao Minuto

14:42 - 27/06/23 por Lusa

Lifestyle Obesidade

A Universidade de Coimbra vai liderar um projeto de 9,5 milhões de euros, financiado pela Comissão Europeia, para combater a obesidade e promover estilos de vida saudáveis, que conta com a participação de 16 parceiros europeus.

O projeto "PAS GRAS: redução de riscos metabólicos, determinantes ambientais e comportamentais da obesidade em crianças, adolescentes e jovens adultos", vai ser apresentado na quinta-feira, a partir das 9H30, no Colégio da Trindade, no Polo I da Universidade de Coimbra (UC), na Alta da cidade.

Leia Também: Estudo afirma que obesidade provoca mudanças irreversíveis no cérebro

Segundo o coordenador Paulo Oliveira, o projeto tem como objetivos "calcular o risco individual da obesidade e suas complicações, reforçar inovação de base biológica e o desenvolvimento de novas abordagens para promover estilos devida saudáveis, que passam pela adoção da dieta mediterrânica e seus componentes específicos, aumento da atividade física, aumento da literacia em ciência e saúde".

O investigador do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC sublinha que o projeto "está profundamente comprometido com ações para promover e manter mudanças de comportamento nos padrões de consumo e de produção de alimentos, bem como no envolvimento de setores muito relevantes como a indústria alimentar, retalhistas, produtores primários, serviços de restauração, assim como centros de saúde, centros de ciência e clubes desportivos".

No final do "PAS GRAS", que tem duração de cinco anos, Paulo Oliveira espera "contribuir com evidência científica sobre a biologia da obesidade, mas também reunir os resultados da campanha internacional de sensibilização, no sentido de produzir recomendações cada vez mais próximas das necessidades de todos e de cada um".

O projeto foi um dos seis aprovados pelo programa Horizonte Europa, no pilar II do 'cluster' da saúde, integrado nos Desafios Globais e Competitividade Industrial Europeia, tendo nascido do interesse comum dos investigadores em estudar determinantes biológicos, metabólicos e ambientais da obesidade.

A sessão de apresentação contará com intervenções do reitor da UC, Amílcar Falcão, e do coordenador do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (formado pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular, Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra e Centro de Estudos e Investigação em Saúde), Luís Pereira de Almeida, além do coordenador Paulo Oliveira.

O lançamento do projeto vai contar ainda com comunicações de três "reputados cientistas na área da obesidade", que integram a comissão de aconselhamento externa - Philipp Scherer e John P. A. Ioannidis (Estados Unidos da América) e Casper Schalkwijk (Países Baixos).

Leia Também: Solução contra obesidade? Medicamento revela eficácia na perda de peso

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório