Meteorologia

  • 15 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 24º

Estudo afirma que obesidade provoca mudanças irreversíveis no cérebro

Muitos consideram a obesidade a verdadeira pandemia do século XXI.

Estudo afirma que obesidade provoca mudanças irreversíveis no cérebro
Notícias ao Minuto

09:24 - 16/06/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Muitos especialistas consideram que a obesidade é a verdadeira pandemia do século XXI e, em entrevista ao Lifestyle ao Minuto, as médicas endocrinologistas Ana Filipa Lopes e Carolina Neves explicaram que é "particularmente alarmante em Portugal". Além das consequências mais conhecidas existem outras e, segundo um novo estudo, é capaz de provocar mudanças irreversíveis no cérebro. 

Mais especificamente, o estudo - disponibilizado na revista científica Nature Metabolism - concluiu que a obesidade pode afetar a capacidade do cérebro de reconhecer a sensação de saciedade e de ficar satisfeito depois de comer gorduras e açúcares, explicam os investigadores, citados na CNN internacional.

Leia Também: Obesidade é fator de risco para esta condição. Está a par?

Além disso, a análise demonstrou que estas alterações cerebrais persistiram mesmo depois dos indivíduos considerados clinicamente obesos perderem uma quantidade significativa de peso. Isto possivelmente explica o peso que voltam a ganhar eventualmente. 

É um "estudo que capta a razão pela qual a obesidade é uma doença - há alterações reais no cérebro", explica Caroline Apovian, professora de medicina na Harvard Medical School e codiretora do Center for Weight Management and Wellness no Brigham and Women's Hospital, em Boston, nos Estados Unidos, que não esteve envolvida no estudo, mas analisou os resultados na CNN. 

Para esta investigação foram analisados 30 indivíduos considerados clinicamente obesas - com índice de massa corporal superior a 30 - e 30 pessoas com peso normal. Como a amostra foi reduzida os investigadores afirmam que é necessário fazer mais estudos. 

Leia Também: Obesidade abdominal associada a pior progressão da esclerose múltipla

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório