Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

O hábito 'inofensivo' que o mantém acordado durante horas

Tem algum palpite?

O hábito 'inofensivo' que o mantém acordado durante horas
Notícias ao Minuto

22:03 - 10/06/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Sono

Já toda a gente sabe que é necessário evitar certos alimentos e comportamentos antes de ir para a cama. Mas, segundo um estudo, feito na Universidade de Duke (Estados Unidos), e citado no jornal DailyMail, existe outro fator a ter em conta. Investigadores sugerem que publicar algo nas redes sociais antes de ir dormir é capaz de fazer com que adormeça até três horas mais tarde do que o normal. 

Leia Também: Os hábitos relaxantes que vão ajudá-lo a dormir (muito) melhor

Para chegarem a esta conclusão, os cientistas analisaram mais de 50 mil indivíduos que utilizavam o Reddit e, assim, descobriram que as pessoas que publicavam algo na rede social uma hora antes de se deitarem tinham quase o dobro da probabilidade de ficarem acordadas até mais tarde.

Além disto, no estudo, disponibilizado na Sleep Medicine, revista científica, descobriu-se também que os indivíduos que fizeram múltiplas publicações tinham uma probabilidade ainda maior de ficarem acordadas mais tempo (quando comparados com os que fizeram apenas uma). 

Qual é a relação entre tudo isto? Os cientistas sugerem que receber gostos e comentários provoca uma descarga de adrenalina que bloqueia as hormonas do sono. Aliás, mais especificamente, os cientistas falam da antecipação que muitos sentem enquanto esperam por algum tipo de reação, algo que é capaz de estimular a atividade cerebral e fazer com que se esteja mais alerta.

Mencionam ainda que a exposição à luz azul dos nossos telemóveis (e dispositivos semelhantes) tem a capacidade de perturbar o ciclo do sono e faz com que seja mais difícil produzir e libertar melatonina - conhecida como a hormona do sono. 

Leia Também: Quer dormir e não consegue? Três justificações muito comuns

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório