Acorda sempre muito cedo depois de uma noite de copos? Eis a explicação
É algo mais comum do que pensa.

© Shutterstock

Lifestyle Sono
Alguma vez acordou muito cedo depois de uma noite de copos com os amigos? É algo mais comum do que pensa e, aparentemente, existe uma justificação. Quem o diz é John Mansour, farmacêutico e fundador do B4, um suplemento vitamínico desenvolvido para ajudar a combater a ressaca, na revista Shape.
Leia Também: Os hábitos relaxantes que vão ajudá-lo a dormir (muito) melhor
Primeiro, é importante lembrar que "o álcool introduz toxinas no corpo, capazes de causarem danos a curto e longo prazo", explica. Quando isto acontece o corpo tenta diluir e eliminar as toxinas, mas não o consegue fazer com muita facilidade e, claro, rapidez. Por isso, o excesso de álcool afeta o ciclo de sono, ou seja, faz com que não consiga dormir tão bem.
Caso não saiba, "existem dois tipos de sono: movimento ocular não rápido (NREM) e movimento ocular rápido (REM)”, acrescenta. Durante o sono REM entra num estado de sonho mais leve e, nestes intervalos curtos, insere-se o ciclo NREM que é mais profundo, restaura a mente e o corpo e repara os músculos.
Quando bebe adormece depressa e entra num sono profundo mais rapidamente. No entanto, estas alterações nos seus ciclos de sono podem destruir a transição natural entre REM e NREM, ou seja, não consegue tanto sono REM. Tendo isto em conta, o mais provável é que sofra várias interrupções durante o sono devido ao esforço que o corpo está a fazer enquanto processa o álcool.
Leia Também: Mitos e factos sobre a relação entre o tabagismo e distúrbios do sono
Aliás, existe mesmo um processo químico, chamado ressalto de glutamina, que é capaz de estimular seu corpo e acordá-lo, explica o médico. Trata-se do aminoácido mais abundante no corpo e desempenha um papel importante na saúde intestinal, função imunitária e controlo de stress.
"Quando bebemos, o nosso corpo deixa de produzir glutamina, mas não deixa de a utilizar para compensar o desequilíbrio." Depois "o corpo apercebe-se de que está a faltar glutamina, o que faz com que a produza e distribua rapidamente pelo corpo". Este 'excesso' de glutamina tem um efeito estimulante e pode despertá-lo.
É ainda necessário falar da bexiga que também está a tentar eliminar as toxinas do álcool. Por isso, mesmo que esteja desidratado, uma das consequências da ressaca, é muito provável que acorde múltiplas vezes com vontade de urinar.
Por último, Jeffrey Ellenbogen, neurologista e especialista em sono, diz que a probabilidade de ressonar também aumenta, o que é muito capaz de fazer com que desperte.
Leia Também: Quer dormir e não consegue? Três justificações muito comuns
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários