Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

O problema de saúde que levou o Papa Francisco a ser operado

Pode causar dores graves e para evitar complicações é necessária uma intervenção.

O problema de saúde que levou o Papa Francisco a ser operado
Notícias ao Minuto

11:52 - 07/06/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Papa Francisco

Na tarde desta quarta-feira, 7 de junho, o Papa Francisco vai ser de novo operado. Segundo o 'website' Vatican News, trata-se de uma hérnia incisional, que poderá vir a causar uma obstrução agravada no intestino.

A rede de saúde CUF revela que uma hérnia "corresponde a uma zona de fraqueza da parede abdominal que permite que parte do intestino ou de outro órgão, nesta cavidade, faça saliência para o exterior."

Leia Também: Pelo bem do seu intestino, tenha sempre estes alimentos em casa

Já no caso das incisionais, "são hérnias que se desenvolvem nos locais de fragilidade criados pelas incisões das cirurgias anteriores, sendo o resultado de um processo de má cicatrização", refere o 'website' do grupo Trofa Saúde.

Neste caso, esta hérnia poderá ser uma consequência de uma operação ao intestino que o Papa realizou no verão de 2021. "A maioria das hérnias incisionais surge no primeiro ano após a cirurgia e, inevitavelmente, vão aumentando as suas dimensões."

O 'website' refere que as dores podem piorar ao longo dos meses, causar desconforto abdominal e interferir até com a qualidade do sono.

"Quando as hérnias aumentam muito de tamanho podem interferir com a capacidade de fazer esforços, dificultar os movimentos respiratórios e alterar significativamente a imagem corporal", continuam.

Revelam que a hérnia pode acabar por ficar presa no intestino e fazer com que exista menos sangue a circular neste órgão. Neste caso será necessária uma cirurgia. "O tratamento da hérnia incisional tem como objetivo encerrar o orifício mantendo os músculos funcionais, de modo a permitir uma rápida recuperação à vida ativa e diminuir, ao máximo, o risco de voltar a aparecer."

Além de um inchaço na zona da cicatriz abdominal, são sintomas associados à hérnia incisional: náuseas, vómitos, febre, dificuldade em urinar e alterações no trânsito intestinal.

Leia Também: Siga estas dicas e mantenha os intestinos saudáveis por mais tempo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório