Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Atenção ao aumento da gordura visceral. Estudo diz que afeta o cérebro

A investigação foi publicada na revista científica The Lancet.

Atenção ao aumento da gordura visceral. Estudo diz que afeta o cérebro
Notícias ao Minuto

08:29 - 05/06/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Estudo

Um novo estudo publicado na revista The Lancet releva que o aumento da gordura visceral tem impacto negativo na saúde cognitiva. Foram usados dados do Health for Life in Singapore Study, de pessoas com uma idade média de 51 anos.

Os participantes foram submetidos a avaliações e a questionários sobre a sua saúde e estilo de vida. Os resultados demonstram a gordura visceral pode estar associada ao declínio da função cognitiva.

"Em termos de peso, a gordura visceral é apenas uma pequena proporção da nossa composição corporal. A gordura visceral também está anatomicamente distante do cérebro. E, no entanto, tem um efeito sistémico tão profundo. É por isso que a gordura visceral é fascinante: é pequena, mas poderosa", revela Theresia Handayani Mina, uma das responsáveis pelo estudo, ao PsyPost.

Leia Também: Beba este sumo para emagrecer, reduzir a cintura e queimar gordura

"Sabemos que a obesidade pode ser má para a função cognitiva, portanto, em teoria, o controlo da obesidade pode manter ou melhorar a função cognitiva", continua.

"Um cérebro saudável precisa de um corpo saudável. Isso inclui não ter excesso de gordura visceral. A gordura visceral é o excesso de gordura corporal armazenada no abdómen e pouco visível, mas com o tempo pode tornar as pessoas mais propensas a desenvolver diabetes, hipertensão e colesterol alto."

Apesar dos resultados, explica que podem ser precisos mais testes. "É preciso determinar se a manutenção da gordura visceral e da saúde em geral pode reduzir o risco de declínio cognitivo, e isso só pode ser realizado ao acompanhar os pacientes por um longo período de tempo”.

Leia Também: O sumo desintoxicante que queima gordura e combate o colesterol elevado

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório