Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Se engordou muito durante a gravidez, siga estes conselhos

A PronoKal partilha cinco sugestões para perder o peso ganho.

Se engordou muito durante a gravidez, siga estes conselhos
Notícias ao Minuto

14:08 - 29/05/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Peso

Perder peso no pós-parto não é um processo fácil e "são poucas as mulheres que voltam ao peso rapidamente e sem ajuda profissional", segundo um comunicado da PronoKal. A melhor maneira de passar por esta nova etapa é através de "uma abordagem de saúde integrada, tanto fisicamente como emocionalmente".

"Para além de ser difícil perder os quilos extra, estudos mostram que a retenção de peso pós-parto é um fator que contribui significativamente para o risco de obesidade, mesmo para mulheres com peso normal antes da gravidez, além da possibilidade de desenvolver diabetes", pode ler-se. Na mesma nota de imprensa, a PronoKal acrescenta que as necessidades nutricionais da mulher após a gravidez são importantes não só para perder peso, mas também para ganhar saúde, depois de tantas mudanças físicas e hormonais. "A deficiência de alguns nutrientes pode representar um perigo para a saúde da mãe e do bebé, caso este esteja a ser amamentado, por isso, contar com o apoio de profissionais de saúde será fundamental para iniciar essa nova fase com segurança."

Leia Também: Evite estes cinco hábitos para dizer adeus à barriguinha indesejada

A pensar nisso, A PronoKal partilha cinco sugestões para perder o peso ganho na gravidez:

1- "Seja paciente. É comum que nos primeiros dias ou semanas após o parto note algumas mudanças produzidas pelas hormonas, uma vez que o útero demora cerca de 40 a 50 dias para retornar ao seu tamanho inicial após o parto, isso será percebido gradualmente à medida que a barriga perde volume."

2- "Para começar a cuidar de si, aumente o consumo de vegetais na sua alimentação, pois fornecem uma grande quantidade de vitaminas e minerais, além disso, uma ingestão diária de fibras ajuda a controlar o apetite, incluindo cereais integrais, frutas, legumes e verduras e nozes."

3- Evite alimentos ricos em açúcares, como bolos, massas, doces, refrigerantes. Deve-se também evitar o consumo de alimentos com alto teor de gordura, como carnes processadas, alimentos pré-cozinhados, pizzas, lasanhas, bolos."

Leia Também: Tem algum destes sintomas? Atenção, pode ser falta de vitamina essencial

4- Comece a mexer-se de acordo com a sua recuperação. A atividade física é importante no processo de perda de peso, e deve voltar a exercitar-se gradualmente, focando no fortalecimento do pavimento pélvico e dos músculos abdominais. A partir do terceiro ou quarto mês após o parto são recomendados exercícios de maior impacto, no entanto, cada caso deve ser previamente avaliado por um médico.

5- Por último, mas não menos importante, está o cuidado emocional, recebendo, se necessário, apoio profissional nesta área, evitando assim a alimentação excessiva e impulsiva, além de ajudar a dormir melhor. É essencial não só para a saúde mental da mãe, como também do bebé, porque permite estabelecer uma relação calorosa, íntima e contínua, na qual ambos encontram gozo e satisfação das suas necessidades.

Leia Também: Seis (super) vitaminas que dão mais energia ao seu corpo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório