Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Tem algum destes sintomas? Atenção, pode ser falta de vitamina essencial

É a que mais chatices dá aos vegetarianos, mas até quem consome proteína de origem animal pode sofrer carência desta vitamina. Uma especialista indica quando deve optar pela suplementação.

Tem algum destes sintomas? Atenção, pode ser falta de vitamina essencial
Notícias ao Minuto

07:32 - 29/05/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Quando os níveis de vitamina B12 estão abaixo do recomendável, o corpo ressente-se. Essencial ao bom funcionamento do organismo, dá muitas 'dores de cabeça' a vegetarianos. Contudo, quem consumo proteína de origem animal não está imune ao sintomas associados à carência desta vitamina, cujas principais fontes são a carne, peixe, ovos, o leite e seus derivados. E, em alguns casos, a falta dela pode mesmo ser fatal. 

"Cansaço extremo, falta de energia, sensação de formigueiro, fraqueza muscular, depressão e complicações cognitivas, tais como problemas de memória, compreensão e discernimento, podem ser sinais de deficiência de vitamina B12", afirma Justine Butler, da instituição de caridade e nutrição Viva! Health.

Leia Também: O tempero que devia começar a adicionar mais vezes aos seus cozinhados

A especialista revela ainda que, "com a idade, a absorção [de vitamina B12] diminui em todos aqueles com mais de 50 anos, independente da dieta". Por isso, defende, "todos devem considerar a toma de um suplemento". 

A importância desta vitamina "reside no facto de ser essencial e imprescindível para a hematopoiese, isto é, para a síntese dos elementos figurados do sangue e suas funções e para o normal funcionamento do sistema nervoso central e periférico", explica um artigo do blogue do grupo Lusíadas.

Embora sejam raros, há casos em que a falta de vitamina B12 pode ser fatal. "Regista-se principalmente em demências ou paraplegias por défice de vitamina B12 e tanto de forma direta, como acontece em qualquer demência, como indireta, pelas complicações que ambas as situações acarretam, como imobilidade, úlceras de pressão, infeções."

Leia Também: É por isto que todos devíamos comer bacalhau mais vezes

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório