Em (quase) todas as despensas portuguesas, e não só, é fácil de encontrar peixe em conserva, especialmente, atum e, claro, sardinhas. É uma opção económica que adiciona muito sabor a qualquer refeição, mas é saudável? Recentemente, o Huffpost, agregador de blogues, falou com vários especialistas em alimentação e tem a resposta.
Tamar Samuels, uma dietista, explica que, no geral, o peixe em conserva é saudável. "É uma fonte conveniente e acessível de proteína e, dependendo do tipo de peixe, também pode ser uma ótima fonte de ómega-3 e outros nutrientes essenciais", acrescenta.
Leia Também: Nove alimentos que nunca faltam na casa de uma nutricionista portuguesa
É, no entanto, importante (re)lembrar que os benefícios dependem muito da forma como peixe é preparado. Maggie Michalczyk, outra dietista, concorda com tudo isto, mas afirma que tendem a ser mais ricos em sódio do que a sua versão fresca.
Para garantir que consome a versão mais saudável, o melhor é escolher sempre o peixe conservado em água ou azeite, aconselha Tamar Samuels.
Já ao falar das espécies mais recomendadas e com mais nutrientes, a dietista explica que "salmão, cavala e sardinha são uma ótima fonte de ómega-3", já as "ostras e amêijoas são uma ótima fonte de zinco". "Polvo é uma ótima fonte de B12 e selénio, e o bacalhau de vitamina A".
Leia Também: Refeições mais saudáveis e nutritivas? Não faça isto antes de cozinhar