Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

O truque simples que pode ajudar a diminuir o risco de Alzheimer

Investigadores sugerem que um exercício de respiração pode reduzir os níveis de proteínas tóxicas.

O truque simples que pode ajudar a diminuir o risco de Alzheimer
Notícias ao Minuto

08:13 - 03/05/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alzheimer

É verdade, investigadores sugerem que um simples exercício de respiração consegue, teoricamente, diminuir o risco de Alzheimer. Basta inspirar, contando até cinco, e depois expirar durante o mesmo período de tempo, explica o jornal DailyMail, citando a investigação. 

De acordo com o estudo, disponibilizado na Nature, uma revista científica, foi possível descobrir que o exercício -quando é feito durante 20 minutos, duas vezes ao dia, ao longo de quatro semanas - reduziu as quantidades de beta-amilóide no sangue. 

Leia Também: Alzheimer. Novo tratamento promissor tem efeitos colaterais graves

Caso não saiba, os aglomerados destas proteínas têm vindo a ser, ao longo das últimas décadas, associados à doença e, aliás, muitos neurologistas acreditam que é a causa, acrescenta o jornal. 

Os investigadores da Escola de Gerontologia Leonard Davis da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, acreditam que o exercício tem este efeito porque afeta a frequência cardíaca, o que tem impacto o sistema nervoso, assim como na forma como o cérebro produz e elimina estas proteínas tóxicas. Mesmo assim ainda não descobriram qual é exatamente a ligação. 

Para testar a sua teoria, os cientistas recrutaram 108 indivíduos, com idades entre os 18 e os 30 anos, mas também entre os 55 e os 80 anos. A todos foi pedido que fizessem este exercício de respiração durante 20 minutos, duas vezes ao dia, ao longo de quatro semanas, enquanto eram monitorizadas. Foram recolhidas amostras de sangue antes e após os exercícios. 

Leia Também: Novo teste de sangue consegue detetar risco de Alzheimer com precisão

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório