Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Alzheimer. Novo tratamento promissor tem efeitos colaterais graves

O anticorpo monoclonal já foi aprovado pela autoridade norte-americana do medicamento.

Alzheimer. Novo tratamento promissor tem efeitos colaterais graves
Notícias ao Minuto

07:43 - 06/04/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças neurodegenerativas

O Lecanemab, o medicamento que promete travar a doença de Alzheimer e que teve  parecer favorável da Food and Drug Administration, está a ser alvo de uma análise rigorosa por parte da Agência Europeia do Medicamento. Depois do inchaço cerebral e sangramento detetados nos primeiros testes realizados, um estudo da Universidade de Melbourne, na Austrália, publicado recentemente na revista Neurology, revela que o fármaco pode "comprometer a saúde do cérebro a longo prazo, acelerando a atrofia cerebral".

Leia Também: Cuidado com o coração! Sete sintomas debilitantes e subtis de enfarte

Depois de analisarem 31 ensaios clínicos de medicamentos antiamilóide beta, um marcador da doença que o fármaco promete combater, usados em pacientes com Alzheimer, os investigadores concluíram que a redução do volume cerebral "varia de acordo com a classe" do medicamento. Ainda assim, realçam o aceleramento da "atrofia do hipocampo e do cérebro total".

Segundo os autores do estudo, o fármaco pode mesmo encolher o cérebro, ou seja, não está descartada a hipótese de provocar uma redução acelerada e expressiva do volume cerebral: menos 28% em comparação a quem não tomou Lecanemab.

Leia Também: A Covid não desapareceu. O que se sabe sobre os sintomas da XBB.1.16

Recorde-se que a doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência (representa cerca de 60 a 70% de todos os casos), um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço. 

A Organização Mundial da Saúde estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, número que pode chegar os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões. 

Leia Também: Intestino em apuros? Poucas pessoas prestam atenção a estes sintomas

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório