Caixotes do lixo não são um objeto muito bonito. Por isso, muitos decidem 'esconder' os seus dentro dos armários, uma decisão que muitas vezes causa outros problemas. Quem o diz é Valentine Ross, especialista em limpeza, na Milton Maids, ao BestLife.
Primeiro, explica que é mais comum falhar o 'alvo' do que conseguir, efetivamente, colocar o lixo no caixote sem sujar nada. Limpá-los também se torna mais complexo. Já que o acesso não é tão fácil.
Leia Também: Nunca lave estes objetos na máquina da loiça - podem ficar estragados
Chris Matthias, decorador de interiores, explica que se colocam outros obstáculos. Enquanto está a cozinhar, tem que abrir muitas vezes a porta do armário, ou seja, fica tudo sujo, especialmente se não conseguir lavar as mãos regularmente, esclarece. O facto de estar 'escondido' também faz com que a probabilidade de se esquecer que está cheio e que tem de trocar o saco é maior.
Além de tudo isto, colocar o caixote no armário tem ainda consequências na saúde, sugere Michael Golubev, especialista em saúde e CEO da Mold Busters. É que no interior dos armários a circulação de ar é muito limitada, ou seja, acumula mais humidade. Combinando estas condições com o lixo dentro do caixa a probabilidade de aparecer bolor aumenta significativamente.
Como está fechada, a comida fermenta e o caixote torna-se, facilmente, um local cheio de bactérias e germes nocivos. Algo que tem efeitos na saúde e cria odores desagradáveis.
Tendo isto em conta, o melhor é ter o seu caixote do lixo numa área mais ampla, aberta e com alguma ventilação, aconselha Justin Carpenter, especialista em limpeza e proprietário da Modern Maids.
O recomendado é colocá-lo ao lado da janela ou nos cantos da cozinha. O ideal é também que tenha uma tampa e feche adequadamente, assim evita os cheiros desagradáveis.
Leia Também: Dicas para limpar a máquina de lavar roupa como deve ser