Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Apneia e dores de cabeça são sintomas comuns destes três problemas

Podem estar relacionadas com disfunções na mandíbula.

Apneia e dores de cabeça são sintomas comuns destes três problemas
Notícias ao Minuto

15:41 - 21/03/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde oral

Os maxilares têm uma grande influência não só ao nível da estética da face ou da aparência do sorriso, mas também em funções como a mastigação, a fala e, até, a respiração. Neste sentido, o "desequilíbrio destes ossos pode dar origem a complicações que, ainda que possam parecer comuns, afetam fortemente a qualidade de vida", segundo um comunicado da Malo Clinic. 

"Muitas pessoas habituaram-se a viver com queixas ou sintomas que desvalorizaram com o tempo ou que associaram a outras condições. Ainda assim, o que não se sabe é que vários problemas aparentemente comuns, como as dores de cabeça ou problemas no sono, podem estar relacionados com desequilíbrios nos maxilares", afirma Filipe Melo, médico dentista na Malo Clinic Lisboa, em comunicado. Segundo o especialista, "a solução pode passar, então, pela ortopedia funcional dos maxilares, uma especialidade da medicina dentária que soluciona desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares".

Leia Também: Muito provavelmente, nem desconfia que isto é sintoma de doença maligna

Tendo isto em conta, Filipe Melo alerta para três condições que podem estar relacionadas com problemas nos maxilares:

1- Apneia do sono

"Esta é uma perturbação respiratória que ocorre durante o sono e consiste na cessação do fluxo respiratório, durante mais de 10 segundos e mais de cinco vezes por hora. A sua principal consequência é a alteração do padrão do sono, uma vez que incapacita que se atinja um sono profundo e, assim, um bom repouso. A apneia pode estar diretamente relacionada com a incorreta posição dos maxilares que, desta forma, dificulta a circulação do ar sem interrupções e a postura durante o sono."

Leia Também: O erro comum que quase todos cometemos ao lavar os dentes

2- Dores de cabeça e de face

"Os desequilíbrios nos maxilares dão, muitas vezes, origem a dores de face, nomeadamente na zona entre as maçãs do rosto e a orelha. Além disto, estas podem vir acompanhadas de outros sintomas, como febre, dificuldade em mastigar, aumento da sensibilidade dos dentes e, eventualmente, vermelhidão e inchaço no local. Na maioria dos casos surgem também dores de cabeça."

3- Problemas na fala

"Alguns problemas relacionados com a fala podem surgir devido a má oclusão, isto é, devido a um desalinhamento ou falha no encaixe entre o maxilar superior e inferior. Assim, podem, por exemplo, manifestar-se dificuldades de dicção devido ao incorreto posicionamento da língua ou dificuldades em abrir a boca que afetam, naturalmente, o processo da fala."

Leia Também: Fígado gordo (e em sofrimento). Preste mais atenção à sua boca

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório