Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

O sintoma que muitas mulheres não associam a menopausa

É o alerta de uma médica.

O sintoma que muitas mulheres não associam a menopausa
Notícias ao Minuto

21:34 - 20/03/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Menopausa

Segundo uma especialista em menopausa, citada no jornal Cheshire Live, é necessário falar sobre os sintomas que são menos conhecidos. Asha Kasliwal afirma que os mais falados são menstruações irregulares, afrontamentos, dificuldade em dormir e alterações de humor. 

É, no entanto, essencial falar de 'brain fog', alerta a especialista, um termo que se traduz, em português, como névoa mental, confusão ou esquecimento. 

Para as mulheres é um sintoma difícil de reconhecer, mas também é complicado falar sobre isso com familiares, amigos ou colegas, explica a médica. 

Leia Também: Há uma idade para parar de fazer sexo? Perguntámos a um sexólogo

De acordo com Asha Kasliwal, tornou-se tão difícil falar sobre este sintoma porque está muito associado a demência e outras doenças graves, o que assusta muitos.

Manifesta-se, no entanto, em  muitas mulheres durante a perimenopausa, também chamada como pré-menopausa, é um período de transição entre a idade fértil da mulher e a menopausa. 

"É bastante comum e está a tornar-se mais comum à medida que as pessoas reconhecem o que é 'brain fog'", acrescenta. Aliás, no passado, "as pessoas não sabiam que isso poderia fazer parte da menopausa". Quando o sintoma é relatado as pacientes dizem que estão com "dificuldade em lembrar palavras ou números", mas também a esquecer datas e eventos importantes. 

Tratar este sintoma, não é muito simples, já que os outros são, no geral, aliviados com terapia de reposição hormonal, mas não se aplica da mesma forma a este, diz a médica.

"O que é realmente importante é ter um cérebro saudável, então a sua saúde física é vital. Fazer uma dieta mediterrânea é ideal", recomenda. Gerir os níveis de stress e relaxar também é importante. 

Leia Também: Menopausa. "É só mais uma fase da vida da mulher, não é doença"

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório