Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Alimentos ultraprocessados que não são tão prejudiciais como pensa

Sim, no geral, devem ser evitados, mas existem algumas exceções.

Alimentos ultraprocessados que não são tão prejudiciais como pensa
Notícias ao Minuto

08:59 - 13/03/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Alguns alimentos, nomeadamente, os ultraprocessados são conhecidos pelas suas características mais prejudiciais e que fazem ganhar peso, ao mesmo tempo que aumentam o risco de diabetes e até doenças cardiovasculares.

No entanto, Gunter Kuhnle, professor e especialista em nutrição da Universidade de Reading, no Reino Unido, explicou ao jornal DailyMail que existem algumas exceções. 

Leia Também: Mais de uma dezena de alimentos que ajudam a prevenir doenças renais

Alimentos com o rótulo de ultraprocessados são os que incluem, na sua lista de ingredientes, corantes, adoçantes e conservantes. Já vários estudos os associaram a problemas de saúde graves. Graças a estes rótulos, muitos alimentos são evitados quando não é necessário, diz o especialista. 

Douradinhos são um dos exemplos do nutricionista ao falar de alimentos ultraprocessados que não são prejudiciais. Apesar de não serem a forma mais saudável de comer peixe, uma porção, com três douradinhos, tem apenas 160 calorias, pouca gordura saturada e açúcar, diz. 

Também menciona a maioria do pão que é vendido em grandes superfícies e rotulado como ultraprocessado, já que é feito com conservantes que aumentam a sua validade. "Não há razão para supor que o pão do supermercado não seja saudável". É, na verdade, uma ótima fonte de fibra. 

Latas de feijão já cozido também são ricas em fibras e não têm muita gordura ou açúcar. Já os cereais de pequeno-almoço também entram, no geral, na lista de alimentos ultraprocessados, mas existem opções que são ricas e fibra e não têm muito açúcar. 

Leia Também: 10 alimentos com poucas calorias que ajudam a controlar o peso

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório