Até o final do século XIX, as mulheres estavam proibidas de participar nos Jogos Olímpicos. Apenas em 1900, em Paris, foi permitido que integrassem a competição pela primeira vez. E ainda hoje, em muitos lugares do mundo, as mulheres enfrentam obstáculos para praticar desporto, devido a preconceitos culturais, falta de acesso a instalações e recursos, e discriminação de género.
Como tal, para celebrar este Dia da Mulher, o Urban Sports Club sugere quatro desportos que têm ganho cada vez mais popularidade.
Leia Também: O leitor perguntou: Quantas vezes devo treinar para ser saudável?
1- CrossFit
Baseia-se em movimentos funcionais, ou seja, movimentos naturais do corpo humano, como levantamento de peso, agachamentos, flexões, corrida, entre outros. Garante um alto gasto calórico, aumenta a flexibilidade, a força e a resistência e ajuda a prevenir o risco de lesões. É também uma ótima hipótese para quem tem pouco tempo disponível.
2- Ioga
É uma atividade fisicamente muito completa que trabalha todos os músculos do corpo. Permite também trabalhar a força, a resistência e o equilíbrio. Além disso, estende-se além do corpo e do estado físico, tendo um forte impacto emocional nos seus praticantes. É composto por exercícios físicos, respiratórios e mentais, que permitem chegar ao equilíbrio próprio e com o que nos rodeia.
Leia Também: Movimentos incorretos levam a lesões indesejadas. É assim que se faz
3- Bouldering
É uma modalidade da escalada, mas que não requer o uso dos equipamentos de segurança convencionais. Exige o esforço de todo o corpo e representa inúmeros benefícios - entre o ganho de força, resistência cardiovascular, e melhoria do equilíbrio e da concentração -, podendo ser uma opção para um treino indoor, já que é possível praticar em várias instalações cobertas.
4- Treino funcional
Tem como principal objetivo desenvolver a capacidade funcional do corpo, ou seja, a capacidade de executar movimentos do dia a dia de forma segura e eficiente. É diferente dos treinos convencionais que se concentram em grupos musculares isolados, na medida em que trabalha o corpo de forma integrada, através de exercícios que simulam movimentos do dia-a-dia, como agachar, puxar, empurrar e levantar. É, assim, uma modalidade indicada para praticantes de todas as idades e níveis de condição física.
Leia Também: Oito exercícios super fáceis para dizer adeus aos quilinhos a mais