Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Branqueamento dentário. Mitos em que tem de deixar de acreditar

Simplesmente não fazem sentido!

Branqueamento dentário. Mitos em que tem de deixar de acreditar
Notícias ao Minuto

15:38 - 01/03/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde oral

A preocupação com o sorriso é um tema que leva cada vez mais os
pacientes a visitar o seu médico dentista ou higienista oral. Existem tratamentos que provocam mudanças ao nível do bem-estar que não são visíveis aos olhos de cada pessoa, mas há outros que de facto podem influenciar bastante a imagem que temos de nós mesmos, levando mesmo a uma melhoria da autoestima - é o caso do branqueamento dentário.

Leia Também: Não é normal sentir isto. Alguém com estes sintomas deve pedir ajuda

Em comunicado, o Instituto de Implantologia explica que existem dois tipos de branqueamento: "Aquele que é feito em casa, com recurso
a moldeiras personalizadas, e o que é feito em consultório". Contudo, "antes do paciente avançar, é sempre necessário realizar primeiro uma consulta de avaliação clínica, onde são feitos diferentes exames que asseguram a ausência de qualquer tipo de problema na cavidade oral, como a cárie ou doença periodontal", acrescenta, sublinhando que, "como este é um tema bastante popular, a desinformação associada ao mesmo também é muita".

Como tal, a equipa do Instituto de Implantologia partilha alguns mitos a que deve estar atento: 

Leia Também: Quase 300 mil portugueses têm anosmia. Sabe o que é? Cheira-nos que não

1- O branqueamento dentário enfraquece os dentes

"Quando realizado por profissionais de saúde oral e de forma segura, o branqueamento dentário não afeta estruturalmente os dentes. Os produtos atuam apenas no pigmento intrínseco presente nos dentes, sendo que a reação química resultante destes não é abrasiva. Isto significa que a estrutura do dente fica ilesa. Apesar da facilidade que existe em se encomendar branqueamentos online, não o aconselhamos a fazer: o risco de estar a colocar produtos que
podem ser prejudiciais à sua cavidade oral é bastante elevado."

2- O branqueamento dentário produz efeitos semelhantes em qualquer pessoa

"A coloração intrínseca (inicial) de cada paciente, a espessura e a transparência dos dentes, aliado aos hábitos alimentares e ao consumo de tabaco, são variáveis. Ou seja: os resultados também serão diferentes. A única semelhança que existe é que este procedimento permite sempre alcançar uma tonalidade dos dentes mais branca, mas que inevitavelmente irá variar de paciente para paciente."

3- As pastas branqueadoras do supermercado produzem o mesmo efeito que o branqueamento dentário com moldeiras ou em consultório

"A maioria das pastas branqueadoras do supermercado têm na sua composição agentes abrasivos, como a sílica hidratada, carbonato de cálcio e bicarbonato de sódio, que danificam a camada superficial do esmalte presente nos dentes. A combinação destes produtos culmina num efeito ilusório de branqueamento quando na verdade isto não acontece."

Leia Também: Risco de diabetes vê-se na pele. É a este sinal que deve prestar atenção

4- O branqueamento dentário tem curta duração

"A durabilidade do efeito deste tratamento é variável de paciente para paciente, uma vez que está relacionado com hábitos de higiene oral, alimentares e até mesmo o consumo de tabaco. Existem casos em que o branqueamento se mantém durante muito tempo e outros em que é necessário realizar um reforço adicional, de forma a manter o tom dentário desejado."

5- Qualquer pessoa pode realizar um branqueamento dentário

"Mais uma vez reforçamos: um acompanhamento profissional é essencial para garantir que está a fazer o tratamento mais adequado para o seu caso. Pacientes com sensibilidade dentária muito acentuada, mulheres grávidas ou em amamentação ou ainda pacientes que têm uma doença periodontal ativa, não podem realizar um branqueamento dentário."

Leia Também: O sintoma de 'assassino silencioso' que se manifesta pela calada da noite

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório