Toda as pessoas sabem que a menopausa está associada a uma grande variedade de mudanças no corpo da mulher. Pele mais seca, aumento de peso, assim como queda de cabelo são alguns dos sintomas. Aliás, no que diz respeito ao último, a partir dos 40 anos, as mulheres começam a reparar que o cabelo enfraqueceu e não só.
Leia Também: Está sempre com os olhos secos? Fazer isto talvez ajude
"Com a chegada da menopausa, ocorre uma grande alteração hormonal entre estrogénios (hormona feminina) e andrógenos (hormona masculina)", explica o médico Carlos Portinha, em comunicado.
"Nesta altura, assistimos a uma diminuição progressiva do estrogénio enquanto a testerona se mantém estável, e isso, juntamente com a chegada da menopausa, em que os ovários param de produzir essa hormona, faz com que o ciclo do cabelo mude, encurte, levando o cabelo a cair com mais facilidade" acrescenta.
Além disso, nesta fase, as mulheres costumam reparar que o cabelo "começa a perder densidade, aumenta a queda de cabelo, falta de brilho nos fios, mudança na textura ou até observam que os cabelos estão mais secos e quebradiços".
Para terminar, o médico afirma que "as pacientes devem ser sensibilizadas para a necessidade de tratar e cuidar dos cabelos preventivamente, para tentar minimizar os efeitos da menopausa".
Leia Também: Mulheres mais em risco de Alzheimer? Novo estudo pode ter a resposta