Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Criado 'comprimido' vibratório que alivia prisão de ventre crónica

Foi disponibilizado, esta semana, nos Estados Unidos.

Criado 'comprimido' vibratório que alivia prisão de ventre crónica
Notícias ao Minuto

22:28 - 08/02/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Boas notícias para quem sofre de prisão de ventre crónica. Existe um novo tratamento que não envolve farmacêuticos e se está a mostrar eficaz. É uma cápsula única, com o tamanho de uma pastilha normal que, em vez de libertar medicação, após a ingestão, vibra para estimular o cólon.  

Chamadas 'Vibrant', as cápsulas foram aprovadas pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos, em agosto, mas só ficaram disponíveis esta semana, diz a CNN internacional. 

Leia Também: Contra a prisão de ventre, beba este sumo caseiro e solte o intestino

A ideia é que a cápsula seja ingerida antes de ir para cama diariamente. Depois vai percorrer o mesmo caminho que a comida, passando pelo estômago e intestino delgado, chegando finalmente ao intestino grosso cerca de 14 horas depois. O objetivo é estimular células nervosas específicas no intestino chamadas células mecanossensoriais. Algo que ajuda a desencadear o movimento peristáltico, "contrações musculares ondulantes que ajudam a expulsar os alimentos pelo intestino", explicam os responsáveis pela criação, citados no meio de comunicação. 

Cada cápsula deve ser ativada antes de ser ingerida. Quando é engolida fica ativa durante cerca de duas horas. Não vibra ao longo de seis horas e, a seguir, fica ativa mais duas horas. Mais tarde são expulsas do corpo através das fezes.

Leia Também: Prisão de ventre. Solte o intestino com este sumo (é 'tiro e queda'!)

É importante lembrar que a novidade não é uma cura, mas sim um tratamento, utilizado como os restantes que já existem. A grande diferença é que este não envolve farmacêuticos. 

Já foi publicado um estudo onde se analisou a eficácia das cápsulas. Foram analisados 349 indivíduos. Quem as tomou relatou que conseguiu ir mais vezes à casa de banho e esvaziar o intestino completamente. Também relataram fezes mais moles e menos inchaço.

Efeitos secundários, como obstrução intestinal, não são foram registados. Já diarreia, efeito comum dos tratamentos que contêm farmacêuticos, apenas foi relatada por duas pessoas. 

Leia Também: Comer estes alimentos ajuda a aliviar a prisão de ventre naturalmente

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório