Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Como uma simples mudança no cérebro pode levar à obesidade

A conclusão é de um estudo realizado pela University of Calgary, no Canadá.

Como uma simples mudança no cérebro pode levar à obesidade
Notícias ao Minuto

16:33 - 08/02/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Obesidade

Investigadores da University of Calgary, no Canadá, descobriram que uma mudança no cérebro pode levar à obesidade. O estudo, publicado na revista Nature Neuroscience, foi feito em animais.

A investigação mostrou que existia uma redução de sinal da zona do córtex pré-frontal, associado à tomada de decisões, mas também na sua relação com recompensas. 

"Quando está com fome, uma barra de chocolate é um alimento de alto valor. Se fosse forçado a comer cinco ou seis barras de chocolate, acabava por se tornar avesso a esse alimento. Esse processo é chamado de desvalorização", começa por explicar Stephanie Borgland, uma das responsáveis pelo estudo.

Leia Também: Nova análise pode detetar cancro do cérebro de forma precoce

Várias investigações já tinham mostrado que o cérebro é essencial na tomada de decisões sobre a alimentação. Desta vez, identificaram como uma parte específica do cérebro pode estar envolvida na tal desvalorização à medida que a obesidade se desenvolve.

"Descobrimos que se retirássemos o sinal do córtex pré-frontal, os roedores magros continuariam a trabalhar para obter sacarose, embora consumissem apenas o suficiente para ficarem totalmente saciados."

Por outro lado, "quando a atividade foi retomada nos animais obesos, recuperaram a capacidade de desvalorizar a sacarose e controlar os hábitos alimentares".

Neste modo concluíram que "comer demais não tem nada a ver com responsabilidade pessoal, tem a ver com mudanças na forma como o cérebro funciona em resposta ao nosso ambiente alimentar."

Os responsáveis querem agora fazer um estudo em humanos para confirmar esta teoria.

Leia Também: Obesidade potencia doença de Alzheimer, alerta estudo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório